terça-feira, 29 de outubro de 2013

Quem Cuida sempre Tem


A fundação do canal é criar um caminho para que os peixes consigam subir rio acima

Porto Velho - Rondônia: O Consórcio Santo Antonio Civil (CSAC),conclui os trabalhos de escavação em rocha na segunda etapa construtiva do Sistema de Transposição de Peixes (STP), localizado na margem direita na antiga ilha do presidio. Cerca de 30 mil metros cúbicos de rocha, quantidade suficiente para 3.000 viagens de caminhões basculhantes, foram escavados de um canal de cerca de 200 metros de comprimento.
Depois das escavações seguiram as atividades de tratamento de rochas, realizadas com aplicação de chumbadores e o lançamento de concreto projetado nas paredes do canal, conforme definidos no projetos executivos. Com a conclusão desta etapa, foi iniciada a construção de uma ensecadeira com 51,30 metros de extensão, composta de aproximadamente 3.500 metros cúbicos do solo . A estrutura será responsável por impedir a água, que hoje passa no STP, interfira nas obras no leito do rio.
A novidade aplicada nesta frente de serviço, foi o uso de mantas de borracha reciclada no desmonte de rocha. O RP de Terra e Rocha, Wendel Oliveira, conta: " a tecnologia foi adotada para cobertura dos locais que seriam detonados, evitando o ultralançamento de fragmentos de rocha, que poderiam chegar até as Linhas de Transmissão que cruzam as barragens.
Sales Siqueira dos Santos, Mangoteiro, é um dos integrantes que realiza o lançamento do concreto projetado. "Sinto-me importante pelo trabalho que faço e honrado em fazer parte desta equipe, que é nossa segunda família", declara.
A segunda etapa da construção do STP permitirá mais uma entrada,no leito do rio, destinada aos peixes que se encontram rio abaixo para transposição em direção ao reservatório.
Fonte: rondonoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário