quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Prevenir Agora pra termos Sempre

A Operação Pré-piracema foi antecipada para começar nesta sexta-feira (25), a partir das 8 horas. Neste início, a ação que visa prevenir a pesca predatória terá reforço principal na bacia do rio Paraná, em razão do fechamento da pesca nesta bacia, que se iniciará no dia 1º de novembro.

Trezentos policiais vai atuar na operação que englobará ainda a Operação “Dia de Finados”, que era realizada todos os anos com início no dia 30 de outubro e se estendia até 3 de novembro. Ela se estenderá até o dia 6 de novembro às 8h, permanecendo um dia depois do fechamento da pesca na Bacia do Rio Paraguai.

A medida segue Resolução Estadual da SEMAC 024, de 6 de outubro de 2011 e a Instrução Normativa do IBAMA nº 201, de 22 de outubro de 2008, que determinam o fechamento, a partir do dia 5 de novembro.

Para que não haja dúvida, só poderá pescar na bacia do rio Paraná até meia noite do dia 31 de outubro e na bacia do rio Paraguai, até meia noite do dia 4 de novembro. O período de defeso, para a proteção da Piracema se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2014, em todos os rios do Estado das duas bacias.

A Polícia Militar Ambiental tem reforçado anualmente em todo o mês de outubro a fiscalização nos rios, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória, tendo em vista a proximidade do período de piracema e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados e a quantidade de turistas e pescadores do Estado se intensifica. Diversas irregularidades têm sido encontradas e, neste ano, vários pescadores já foram presos por pesca predatória neste mês.

Os trabalhos preventivos serão intensificados ainda mais nesta “Operação Pré-piracema", que se estenderá até às 8h do dia 6 de novembro, no intuito de se evitar que pescadores pesquem irregularmente antes e depois, onde a pesca já estará fechada na bacia do Rio Paraná e evitar que prorroguem também a pescaria na bacia do rio Paraguai, que fecha no dia 5 de novembro.

Principais rios da bacia do Paraná em MS: Ivinhema, Amabai, Brilhante, Dourado, Vacaria, Quitéria, Iguatemi, Santana, Rio Pardo, Verde, Sucuriú, Paranaíba e Aporé.

Principais rios da bacia do Paraguai em MS: São Lourenço, Piquiri, Itiquira, Negro, Taquari, Coxim, Jauru, Miranda, Aquidauana, Perdido, Abobral e Apa.

Fonteaquidauananews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário