sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Pirarucu? Quem poderia pensar Nisso?

Equipe de cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, está desenvolvendo estudos com um peixe do Amazonas, o Arapaima Gigas, mais conhecido como Pirarucu, que apresenta como principal característica uma proteção, tipo armadura, muito resistente, que poderá ser produzida em laboratório para a indústria da blindagem.


 O objetivo da pesquisa é aproveitar o sistema desenvolvido pelo peixe, cujo tamanho pode chegar a 6 metros de comprimento e cerca de 100 quilos de peso, para desenvolver materiais de proteção mais leves e mais resistentes. Através de raios-X foi constatado que a estrutura das camadas que compõem as escamas é feita a partir da proteína de colágeno, também encontrada nos cabelos e unhas de humanos.
 
O trabalho científico, liderado pelo Dr. Robert Ritchie, foi publicado na revista Nature Communication revelando que as camadas superiores das escamas do Arapaima tem um alto teor de minerais o que a torna muito resistente a qualquer tipo de perfuração.
 
Dr. Ritchie concluiu que as escamas dérmicas do peixe são um exemplo de como o arranjo estrutural de componentes biológicos simples, podem criar armaduras com capacidade de resistir a perfurações de facas e armas de fogo.

Fonteacritica.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário