quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ai eu Te Pergunto: Alguém foi Preso?

Peixes morrem no córrego Arrainha, em Nova Olinda (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Peixes morrem no córrego Arrainha, em Nova
Olinda (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A situação do córrego Arrainha em Nova Olinda tem preocupado os moradores do município ao norte do Tocantins. Há 15 dias peixes apareceram mortos depois que a água do córrego ficou escura. O Arrainha é usado para pesca pelos moradores e além disso, deságua em outros córregos da região. A população aponta como principal causa o vazamento de um tanque de decantação do frigorífico da cidade.

As pessoas que vivem perto do local não sabem o que fazer, como o vaqueiro Domingos Pereira. A chácara onde mora com a família fica às margens do córrego. A água era usada para abastecer os animais que o vaqueiro cria, mas depois que os peixes apareceram mortos, o córrego não pôde mais ser usado. “A gente tem medo”, destaca.

Um morador da região que não quis se identificar disse que o frigorífico Masterboi estaria despejando no córrego resíduos utilizados em tanques de decantação que fazem o procedimento de fertilização. “Pelo que a gente vê o frigorífico não está nem preocupado porque de dois em dois meses eles estão soltando produtos dentro da água”.
 
Moradores culpam frigorífico Master Boi pela contaminação do córrego Arrainha, em Nova Olinda (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Moradores culpam frigorífico pela contaminação
do córrego Arrainha, em Nova Olinda
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Os moradores denunciaram o caso ao Naturatins que junto com a Companhia Independente de Polícia Rodoviária Ambiental fiscalizaram a empresa na semana passada. Uma amostra da água foi retirada do córrego que passa dentro da propriedade da empresa. Os órgãos ambientais encontraram vazamento no cano da tubulação de fertilização. O frigorífico foi notificado para resolver o problema.

O gerente da empresa não se manifestou sobre as acusações. O Naturatins, por meio de nota, informou que desde o ano passado monitora as atividades da empresa. A nota diz ainda que a equipe regional da cidade vistoriou e notificou o frigorífico para que fosse modificado o sistema de tratamento e que continuará com os trabalhos de monitoramento na empresa. Informou ainda que vai fazer uma vistoria imediata no local para averiguar as denúncias e adotar outras medidas.
Fonte: g1.globo.com/to/tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário