sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Agora é só Cuidar

Na última quinta-feira (03) o Consórcio Machadinho realizou no Rio Uruguai a Soltura Experimental de Peixes. A atividade foi realizada às margens do reservatório da Usina Machadinho, próximo ao Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável, em Piratuba e tem o propósito de ampliar a população de espécies de peixes nativas da região. Foram soltos 150 curimbas, 150 suruvis, 200 piavas e 200 dourados. 

A soltura teve a parceria do Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce da Universidade Federal de Santa Catarina (Lapad) que realiza o programa de monitoramento e manejo da Ictiofauna para a usina e contou com a presença de alunos da rede municipal de ensino de Piratuba, Polícia Ambiental, imprensa e autoridades locais. Os peixes soltos receberam uma marcação química que produz um sinal fluorescente, visível sob microscopia, nas estruturas ósseas permitindo o acompanhamento dos resultados da ação através da recaptura dos peixes.

Conforme o professor e Coordenador do Lapad, Evoy Zaniboni Filho “Com as solturas é possível o aumento do número de indivíduos dessas espécies em seu ambiente natural”, comenta. Essa já é a terceira soltura experimental de peixes realizada no Lago da Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes e ao todo já foram soltos mais de nove mil peixes nativos da região.

Sobre as espécies soltas
Todos os peixes soltos receberam uma marcação química que produz uma marca fluorescente nas estruturas ósseas visíveis somente com microscópio. Isso permite o acompanhamento dos resultados da soltura através da recaptura dos peixes. 
Estes peixes quando capturados podem ser consumidos, mas é necessário que para o êxito da pesquisa, alguma parte do peixe como cabeça, pedaço das nadadeiras ou escamas sejam congeladas para recolhimento pela equipe de profissionais do Lapad.
Ao capturar algum peixe das espécies DOURADO, CURIMBA, SURUVI ou PIAVA ligue para o 0800 644 0026 que o Lapad irá até você a fim de registro para pesquisa.

Vale a pena ressaltar que no dia 01 de outubro iniciou o Período da Piracema, no qual fica proibida a pesca de qualquer categoria, inclusive o uso de redes, tarrafas, puçás, covos e outras armadilhas. Essa proibição se entende até o dia 31 de janeiro de 2014.

Fonteadjorisc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário