terça-feira, 7 de maio de 2013

Tilápia - fonte de renda das boas


Criação de tilápia gera renda para Jaguaribara, no Ceará

Da tilápia aproveita-se desde a carne ao couro e até vísceras.
Mesmo com a seca, cidade produz 15 mil toneladas por ano.

Do G1 CE , com informações da TV Verdes Mares

No município de Jaguaribara, a 250 Km de Fortaleza, a população tem a oportunidade de ampliar a renda mensal graças a comercialização da tilápia, peixe bastante apreciado não só no Brasil como no exterior. Mesmo com nível menor de água no Açude Castelão devido à seca, a pesca ainda é o combustível que alimenta a economia local.


Segundo a secretária de Aquicultura de Jaguaribara, Lívia Barreto, mesmo com a seca, o açude beneficia toda a população graças à tilápia. "O Castanhão está hoje com apenas 38% da sua capacidade ativa. Mesmo assim, nos últimos anos, nós produzimos 15 mil toneladas por ano", afirmou.

Jaguaribara, como outros municípios do Ceará, vive um pouco da agricultura, mas devido a seca que castiga o interior, a pesca virou uma ótima alternativa de renda. "A Tilápia nos fornece dinheiro. Está gerando empregos para muitas pessoas. 

E melhorando a vida da gente. Todo mês temos a renda garantida. Se formos esperar somente pela agricultura fica muito dificil. Principalamente no periodo de dois anos de seca", afirma Maria da Silva que faz parte de uma associação que trabalha exclusivamente com a tilápia.


Usos
Da tilápia aproveita-se tudo. Desde a carne, ao couro e até as vísceras do peixe. O filé vai parar na mesa dos restaurantes como bolinha de peixe e hambúrguer. O couro é usado no artesanato para a fabricação de bolsas e artefatos delicados. A novidade nos últimos meses é que será instalado em breve em Jaguaribara uma usina de biocombustível. Em Jaguaribara, o óleo será extraído das vísceras do peixe tilápia, que são descartadas atualmente no solo causando graves impactos ambientais.


A extração do óleo para produção de biocombustível foi resultado de pesquisa realizada pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), onde foi criada uma máquina que converte 50% do descarte em gordura. A partir daí, a matéria-prima é transformada em biodiesel. As vísceras representam 10% do peso da tilápia.

Fonte: g1.globo.com/ceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário