quarta-feira, 15 de maio de 2013

SUP FISHING - Interessante...


Está nervoso? Pratique “Sup Fishing”


Driblando o estresse e praticando exercício físico - o stand up fishing, ou "sup fishing", chega com tudo ao Brasil

Afirmar que as possibilidades de diversão oferecidas por uma prancha de SUP são quase infinitas pode parecer exagero, mas não é. A pesca com stand up paddle, conhecida como “SUP fishing”, é uma das vertentes da modalidade que mais tem crescido nos últimos anos, segundo Pedro Amaral – instrutor do esporte na Adventure Sport Fair 2013. Segundo ele, equipamentos específicos não param de surgir no mercado e já existe até uma prancha desenvolvida especialmente para a prática.
Com o SUP você vai tão longe quanto um barco a remo ou com caiaque, com a diferença que transportar uma prancha para a praia ou rio onde se deseja pescar é mais fácil do que transportar uma embarcação. E, uma vez na água, você pode pescar confortavelmente em lugares em que embarcações normais não vão, como em águas rasas, sobre recifes, entre costões de pedra e bancos de areia. Além disso, você tem um campo de visão privilegiado, o que é importante na hora de escolher um bom local para pesca.
O paulistano Alexandre Noronha, 25 anos, recém adepto ao esporte, conta que se apaixonou pelo SUP fishing pois é possível “surfar” e ficar em movimento sobre a água, ou relaxar sentado pescando na prancha. Pedro Amaral inclui sobre a modalidade que, por razões óbvias, pranchas pequenas não são indicadas para prática e aconselha o uso de pranchas cima de 10 pés. Uma prancha um pouco menor, porém com largura, também funciona se você não for muito alto nem muito pesado.

No Brasil, Salvador é o lugar onde a prática está mais difundida entre os praticantes de stand up paddle. Para aliar o esporte com a pesca é necessário, pelo menos, um suporte para a vara de pesca e recomenda-se uma caixa para acomodar os peixes e os utensílios usados e as iscas artificiais para baixa velocidade são as mais indicadas. É possível encontrar equipamentos para a modalidade em sites de comércio online usando as palavras-chave “SUP+suporte para pescar”. Entretanto, é muito fácil fazer adaptações. Pedro Amaral aconselha usar uma caixa plástica que pode ser fixada à prancha com fitas e encaixes adaptados. Dentro dela você pode colocar outra caixa ou uma bolsa térmica, além dos apetrechos de pesca. A configuração de cada prancha fica “a critério do cliente”. O importante é usar a criatividade e aliar a prática do esporte com o drible ao estresse.  Algumas dicas são fundamentais para garantir sua segurança:
1. Use sempre óculos de sol para evitar ferir seus olhos durante a pesca e também, claro, para se proteger do sol
2. Nunca pratique SUP fishing em águas agitadas com forte correnteza
3. Se você é um iniciante, use sempre coletes salva vidas
4. Respeite a natureza. Nunca deixe lixo pelas águas onde passar

Fonte: menshealth.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário