quinta-feira, 9 de maio de 2013

Pesca Esportiva - no Globo Mar


Globo Mar mostra os segredos da pesca esportiva oceânica


Por:  thiago.brandao
No Globo Mar desta quinta-feira, dia 09, a repórter Poliana Abritta embarca em uma aventura em Canavieiras, no litoral sul da Bahia. Considerada um santuário ecológico, com uma paisagem ainda primitiva e cercada por ilhas, é para lá que se dirigem, todos os anos, milhares de praticantes da chamada pesca esportiva oceânica. Atuns e marlins – os peixes mais nobres do Atlântico Sul, que podem pesar até 300 kg – são os objetivos dos pescadores.

Diferente das outras pescas, esta é praticada por esporte. Os atletas jogam a linha e ficam à espera, que não termina quando o peixe é fisgado, pois é preciso cansar o animal. Após capturados, eles são medidos, pesados e, depois, devolvidos ao mar

O programa mostra como funcionam esses tensos e agitados embates que exigem bastante esforço físico e podem durar até três horas, quando o pescador ou o peixe desiste do duelo.

O Globo Mar visita ainda o chamado Royal Charlotte Bank, um banco de areia descoberto por navegadores ingleses ainda no século XVII. Com cerca de 100 quilômetros de extensão e uma profundidade que varia de 70 a três mil metros, ele é um ponto de grande biodiversidade, considerado um dos melhores lugares no mundo para a prática da pesca oceânica. Nesta edição, o telespectador confere ainda os detalhes do momento culminante desta aventura: a captura do Marlim Azul, que, em seguida, é devolvido ao mar para continuar sua viagem pelo oceano.

Fonte: gi.globo.com/platb/globomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário