quinta-feira, 9 de maio de 2013

Pesca de Arremesso - muito iteressante


Pesca de arremesso ganha cada vez mais adeptos em Vitória
Quem nunca ouviu a frase: Está nervoso? Vai pescar! 
O conselho não é apenas uma brincadeira. Para quem é apaixonado por pescaria, o esporte é acima de tudo uma grande terapia, que conquista adeptos de todas as idades. Neste final de semana, quem passou pela praia da Curva da Jurema, em Vitória, pode conferir de perto como a prática ganha cada vez mais adeptos.
A praia sediou o IX Torneio de Pesca de Arremesso do Clube Ítalo Brasileiro, com 120 participantes, divididos em seis categorias. Durante o sábado (04) e domingo (05), os competidores se dividiram em duplas para conseguir o maior número de peixes possíveis. Cada peixe valia 2 pontos.
O aposentado Álvaro Diegues participou do torneio na categoria masculino. Ele explica que sempre que está nervoso pega a vara de pescar e corre para o mar. "É a melhor terapia que existe. É um lugar onde fazemos muitas amizades, independentemente do clube que a pessoa participa. E são vários clubes na Grande Vitória", diz.
Quem pensa que pescaria é coisa de gente velha, está enganado. Quem também participou do torneio na categoria juvenil foi o estudante Fabiano Feijó, de 16 anos. Ele explica que sempre que pode, participa de torneios de pescaria. O gosto pela pesca, segundo ele, é herança familiar. "Meu avô e minha avó pescavam, por isso eu comecei a pescar também", diz.
Outro jovem que também se apaixonou pelo esporte foi o estudante Gabriel Parrinho. "Meu pai que me incentivou a pescar. Participo do clube de pesca há quatro anos", diz.
De acordo com a presidente da Federação Capixaba de Pesca (Fecape), Márcia Braguínia, a pesca de arremesso é a modalidade que mais cresce em todo mundo. Ela diz que muitas pessoas buscam o esporte para aliviar o estresse. "Pescar é um lazer. As pessoas vem, se divertem, fazem confraternizações e ao mesmo tempo se livram do estresse causado pelos problemas diários", afirma.
A presidente da Fecape diz que qualquer pessoa pode praticar pesca, já que não é um esporte que oferece risco. "Nós temos crianças de todas as idade que pescam. Elas podem começar no esporte com sete anos, porque com essa idade já sabem pegar o peixe e iscar", explica.
Os vencedores de cada categoria receberam troféus. Durante os dois dias de torneio foram pescados 1632 peças, totalizando mais de 100 quilos. Os peixes foram doados para instituições de caridade.

PATRÍCIA SCALZER | PCSCALZER@REDEGAZETA.COM.BR
Fonte: gazetaonline.globo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário