quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dia do Pescador - em Olhão - Portugal


Descrição: http://www.regiao-sul.pt/images/pix.gif
"Olhão" Celebra Dia do Pescador


O município de Olhão assinala, com várias atividades, o Dia do Pescador, que se celebra na próxima sexta-feira, 31, incluindo distinções aos pescadores, uma exposição no Museu da Cidade e uma palestra sobre as problemáticas do setor.

A cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, terra indiscutivelmente ligada ao mar e à pesca é, como todos os anos acontece, um dos pontos altos da celebração do Dia do Pescador, decorrendo no salão nobre dos paços do concelho a partir das 17:00 horas. 


Uma hora depois é inaugurada, no Museu da Cidade de Olhão, a exposição «Os Pescadores», mais uma homenagem aos homens do mar. 

As comemorações do Dia do Pescador continuam a 4 de junho com a realização de uma palestra-debate sobre as problemáticas do setor das pescas e aquacultura, no Auditório da Biblioteca Municipal de Olhão.

Como todos os anos acontece, os pescadores olhanenses serão homenageados de acordo com várias categorias, nomeadamente arrasto, cerco, poliv. local, poliv. costeira, aquacultura e moluscicultura, ganchorra de mão, mulher na pesca e na aquacultura, pescador mais novo, maquinista marítimo, pescador em progressão, prémio Indústria Conserveira, prémio Sindicalista e prémio Mérito na Pesca.

A mostra «Os Pescadores», imaginada por Luísa Soares Teixeira, que estará patente no Museu da Cidade, tem como mote o deambular por Olhão com uma câmara fotográfica e com «Os Pescadores», de Raul Brandão, no bolso.

O Dia Nacional do Pescador foi institucionalizado em 1997 e com esta evocação pretende-se sensibilizar o País para a importância da atividade piscatória.

Fonte: regiao-sul.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário