quarta-feira, 8 de maio de 2013

Falando sobre a Carretilha

Saiba como manusear carretilhas

Para uma boa pescaria, é importante conhecer seu equipamento. Depois de analisá-lo, coloque as mãos na massa e tenha uma boa sorte.





Como colocar a linha em sua carretilha




Para conseguir um perfeito armazenamento da linha em sua carretilha, é necessário ter alguns cuidados na hora de enrolar a linha, como:

• Ao dar o nó para que fique segura no carretel, procure mantê-la no meio do carretel. Desta maneira, a linha não penderá para nenhum dos lados.


• Ao recolher a linha, procure não torcer o carretel, nem pender a carretilha para os lados. Caso não tenha um suporte para linha, coloque-a na vara e peça para alguém segurar o carretel de linha de modo a fazer pressão sobre ele para que fique bem enrolada.


• Dê uma certa atenção para a quantidade de linha, pois a carretilha com pouca linha não irá lhe proporcionar bom arremesso. Além disto, se deixá-la com muita linha, é muito mais fácil fazer cabeleiras. Tenha como base a borda do carretel.
Como regular sua carretilha

No momento de regular sua carretilha, é necessário ter uma atenção especial, de modo a evitar aquelas indesejáveis cabeleiras. Para isto, seguem alguns recursos da sua carretilha:

Logo abaixo da manivela da carretilha, há um botão de regulagem de peso de isca. Este botão regula a tensão sobre o carretel, deixando-o mais preso ou solto. Mas, para que não haja cabeleiras, devemos regular o botão da seguinte forma:


• Depois de montada sua vara, já com a isca, gire este botão de maneira que o feche totalmente. Após fechado, aperte o botão que destrava a carretilha para o arremesso. Você notará que a isca não irá descer, precisando que você, aos poucos, abra o botão de regulagem e dê pequenos toques de ponta de vara. Com isto, a isca irá descer bem lentamente.




Sua carretilha, dependendo da marca e modelo, possui:
– Marine Sports Fierro 4000 e 6000é dotada de um sistema de freio centrífugo. Este tipo de frenagem ajuda muito no momento do arremesso, pois faz com que o carretel não gire mais rápido do que a velocidade em que a isca está sendo arremessada.
– Marine Sports Titan 6000 e 6000L/Daiwa Triforce-S 150Bé dotada de um sistema de freio magnético. Este tipo de frenagem ajuda muito no momento do arremesso, pois ele faz com que o carretel não gire mais rápido do que a velocidade em que a isca está sendo arremessada. Para regulá-lo, basta deixar girar o botão do lado oposto da manivela e mantê-lo numa graduação entre 5 e 6. Caso continue dando cabeleira, aumente para 9 ou 10. Seu arremesso será mais curto, mas evitará cabeleiras.
Dicas:
Modo de segurar a varaSe a carretilha estiver voltada para cima, fica difícil dar o balanço ideal à vara. Por isto, é necessário virá-la de lado, deixando as costas das mãos viradas para cima. Se você estiver usando uma carretilha para destros, a manivela vai ficar voltada para cima. O movimento rápido do pulso é o ponto mais importante para se fazer um arremesso direto à frente. Desde o começo até o final do arremesso, o pulso não pode virar para os lados. Para os principiantes, este é o ponto mais fácil de errar.

Cuidado ao seu redorAssegure-se de que não tem ninguém ao alcance da sua vara antes de arremessar. Seus companheiros de pescaria devem ter o mesmo cuidado, intercalando-se a uma distância segura. Fisgar um companheiro ao invés de um peixe é bastante desagradável. Antes de arremessar, tenha certeza de que todos estão seguros.


Então, vamos arremessar!• Acione o botão, liberando a engrenagem da carretilha e segure o carretel com o polegar. Mire no lugar onde você quer lançar a isca e segure a vara com as costas das mãos voltadas para cima. A altura da isca deve ser de 5 cm a 10 cm, o que torna o arremesso mais fácil. Assegure-se de que não tem ninguém ao alcance da sua vara, nem atrás de você.


• Faça um rápido movimento com o pulso e o cotovelo, lance a vara direto para cima e depois direto para baixo. Sinta como a vara se curva em direção ao alvo, sem esforço. Para obter um bom alcance, este lançamento para cima deve ter um certo vigor, mas sem excesso.


• Quando a vara está atrás, é o momento em que se acumula mais força. Segurando a vara bem acima, o peso da isca faz a vara se curvar. Então, quando a vara é puxada para baixo, solta-se o carretel que estava preso pelo polegar. O carretel está livre.


– Vamos chegando ao fim, sem fraquejar. Enquanto a isca vai entrando no seu campo visual, a linha vai correndo no carretel. Então, o ideal é você dar um leve toque no carretel, com o dedão, para frear a linha. No instante em que a isca atingir a água, faça com que o carretel pare completamente de girar, imobilizando-o com o dedo.

Fonte: .nippobrasil.com.br
(Texto: pesca.com)

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