segunda-feira, 13 de maio de 2013

Santa Cruz do Sul na pesca esportiva


Revitalização do Lago Dourado se inicia com foco na prática esportiva

O antigo projeto de tornar o Lago Dourado um lugar que seja sinônimo de lazer começou a sair do papel neste mês. A pista de 3 metros de largura no entorno do reservatório ganhou novas marcações que orientam os visitantes sobre a prática de exercícios como caminhada, corrida e ciclismo. 


“O lago por si só é um lugar encantador. O objetivo é potencializar o turismo no local por meio de projetos que atraiam os santa-cruzenses”, afirma o secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany. 

Ao chegar nas margens do lago, os usuários da pista são recebidos por um painel de boas-vindas. Nele, um mapa mostra o sentido obrigatório a ser seguido e a distância do trajeto – 5.830 metros, o equivalente a cerca de 6 quilômetros. Em parceria da Prefeitura com o professor Jorge Peçanha, foram estipulados os tempos médios que um pessoa leva para realizar o percurso caminhando, correndo ou pedalando. “A duração da volta para cada uma das três modalidades está calculada em práticas leve, moderada ou acelerada, ou seja, para amadores, esportistas e profissionais”, explica Hermany.

A placa também informa os horários adequados para a utilização da pista. Das 8 horas às 11 horas e das 15 horas às 18 horas haverá um posto de operações da Guarda Municipal. Segundo Hermany, a ideia é garantir a segurança dos visitantes como forma de incentivo para que eles utilizem e retornem ao local. “Esse projeto prevê um melhor aproveitamento do parque, fazendo com que comunidade adepta das práticas esportivas adote a pista do lago assim como desfruta da do Parque da Oktoberfest”, aponta.

O traçado do percurso também foi reformulado. Em parceria com a Santa Cruz Rodovias, que cedeu o equipamento para a pintura da pista asfáltica, foram delimitados os espaços dedicados aos pedestres (esquerdo) e ciclistas (direita). O usuário pode acompanhar quantos quilômetros percorreu com o auxílio das marcações dispostas ao longo da volta.

A conclusão do primeiro conjunto de melhorias foi entregue à comunidade no último dia 20, em ato prestigiado pelo atleta Fabiano Peçanha. Durante caminhada, o prefeito Telmo Kirst e Hermany verificaram as condições do percurso e aspectos de sinalização e segurança. Segundo o secretário da pasta responsável pela execução dos projetos, estão previstas novas intervenções para os próximos dias. “As obras são um convite para a prática desses esportes e, mais adiante, de outras modalidades”, adianta.


Entenda
O projeto de exploração turística do Lago Dourado é mais antigo até mesmo que o próprio reservatório. Em 14 de março de 1997, quando o então governador Antônio Brito esteve na cidade para apresentar a maquete do lago, o que mais chamou a atenção das autoridades foi justamente a previsão de construir quadras poliesportivas, bares e marina para esportes náuticos e pesca esportiva. O reservatório, com capacidade para quase 4 milhões de metros cúbicos de água – suficiente para abastecer a cidade durante quatro meses de estiagem –, foi inaugurado em setembro de 2000.


Por: Juliana Spilimbergo

Nenhum comentário:

Postar um comentário