terça-feira, 1 de abril de 2014

Campeonato de Pesca da Corvina - em Marechal Cândido Rondon

Só podem ser retirados do rio peixes com mais de 25 cm de comprimento (Foto: Prefeitura de Marechal C. Rondon/Divulgação)Só podem ser retirados do rio peixes com mais de 25 cm de comprimento (Foto: Prefeitura de Marechal C. Rondon/Divulgação)
Mais de 700 pescadores participam a partir deste sábado (29) do Campeonato de Pesca da Corvina, em Marechal Cândido Rondon, no oeste paranaense. Divididos em pelo menos 230 equipes, os competidores terão 6h30 para percorrer o rio Paraná atrás do maior peixe da espécie.
A corvina de água doce é um peixe que vive em grandes profundidades, pode passar de 50 cm de comprimento e atingir 4,5 kg. A espécie é mais comum em rios do norte e do nordeste do Brasil. Segundo os organizadores da competição no Paraná, foi justamente a dificuldade de encontrá-lo que levou pescadores a criar o campeonato, que está na 17ª edição.
“Aqui no rio tem bastante peixe das espécies armado e barba chato. Esses são fáceis de pegar. Para conseguir pescar a corvina, você precisa ter sorte de encontrar o lugar onde elas se escondem. Elas ficam a 15m ou até 20m de profundidade”, conta Dorival Kist, um dos auxiliares da organização do campeonato.
Pelo menos 230 equipes vão participar da competição no rio Paraná (Foto: Prefeitura de Marechal C. Rondon/Divulgação)Pelo menos 230 equipes vão participar da competição
(Foto: Prefeitura de Marechal C. Rondon/Divulgação)
Equipes de Mato Grosso do Sul e também do Paraguai confirmaram presença na edição de 2014. As inscrições podem ser feitas nesta sexta-feira (28), no Parque de Lazer da Prainha Artificial de Porto Mendes, e até as 14h de sábado, no Lago Municipal de Marechal Cândido Rondon.
O evento está previsto para começar às 16h de sábado, quando os competidores levarão os barcos, por terra, do Lago Municipal até a prainha de Porto Mendes. O percurso é de aproximadamente 30 km. Na manhã de domingo (30), a largada no rio Paraná está prevista para as 7h. Os telefones para detalhes sobre as inscrições são: (45) 3284-8792 e (45) 3284-8791.
Os pescadores não podem usar redes nem tarrafas, apenas varas; e só podem retirar do rio peixes com mais de 25 cm de comprimento.  Os vencedores receberão troféus e materiais de pesca. Também serão sorteados barcos e motores para embarcações de pesca.
Fonte: g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário