terça-feira, 1 de abril de 2014

1º Torneio de Pesca Esportiva no Paranoá


A competição teve sete horas de duração e tinha como objetivo chamar atenção para a pesca esportiva e a preservação da água
No último dia 22 de março, data em que se comemora o dia Mundial da Água, cerca de 30 competidores participaram do Iº Torneio de Pesca Esportiva da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. Modalidade que tem tudo para se tornar um importante atrativo turístico na Capital Federal. Os pescadores se dividiram em equipes com a meta de pescar os seis maiores tucunarés no Lago Paranoá.
O torneio marca o calendário esportivo e de lazer do DF, está sendo organizado pela Federação Candanga de Pesca Esportiva (FCPE) e por diversas associações de pesca esportiva, turística e ambiental da região. A iniciativa também conta com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), da Associação da Câmara dos Deputados (ASCADE) e da Associação dos Aquicultores e Pescadores Artesanais da RIDE (HAJA PEIXE).
A presidente da Ascade, Fátima Mosqueira, lembrou sobre a importância da pesca esportiva e amadora na preservação ambiental. “ O encontro tem como objetivo fazer um apelo à sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente e alertar a população sobre os impactos ambientais que o homem causa ao planeta terra”, destacou a presidente.
Segundo Kelven Lopes, coordenador do Núcleo de Planejamento e Ordenamento da Pesca Amadora (NUPA) do MPA, a iniciativa agrega valor à cidade de Brasília tanto como atração turística quanto pela concepção do evento de valorizar o ecossistema  do lago e a sua conservação ambiental.
As emoções do torneio, para Kelven, foram ainda maiores pela espécie alvo dos competidores: o tucunaré, um dos principais e mais “valentes” peixes esportivos do Brasil.
O pescador profissional, Renato Oliveira, lembrou da importância de divulgar o esporte e conseqüentemente conscientizar a população para conservação do meio ambiente. “Esse primeiro torneio é muito importante,porque, nós pescadores já pescamos nessa região diariamente e sabemos da necessidade de conscientizar as pessoas sobre a revitalização e a preservação do nosso Lago Paranoá. Além disso, é preciso incentivar a pesca esportiva, pois é uma modalidade pouco conhecida”, salientou Renato.
A pescaria que começou as 8h da manhã e finalizou às 16h teve como ponto de apoio a sede náutica da Ascade, às margens do lago. Como a modalidade foi “pesque-e-solte”, os exemplares fisgados, após serem mensurados, retornaram para as águas do Paranoá.
 Uma nova atração
Para Delcimar Pires, presidente da Federação Candanga de Pesca Esportiva, a iniciativa visa divulgar o potencial turístico e os atrativos da pesca esportiva do lago Paranoá. “Vamos promover o lazer e a pesca esportiva entre os adeptos do esporte ao ar livre”, ressaltou.
Delcimar recorda que o torneio ajuda a desenvolver a consciência ecológica dos participantes e da comunidade, em especial por promover atitudes e comportamentos positivos, como manter o lago limpo e despoluído.
No final da competição foram premiados com medalhas as dez equipes com maiores somas totais dos exemplares capturados. Houve ainda sorteio, entre as equipes participantes, de equipamentos e petrechos de pesca esportiva, um barco e motores de popa e elétricos.
Ao todo, foram seis premiações, e os demais brindes para equipes não classificadas, como varas, carretilhas, molinetes e até a oferta de duas diárias para duas pessoas em uma pousada na região do reservatório de Serra da Mesa, em Goiás foram sorteados.
Fonteascade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário