quarta-feira, 23 de abril de 2014

9° Torneio de Pesca e Limpeza do Rio Ijuí Acontece em Maio

Imagem meramente ilustrativa

A Colônia de Pescadores e Aqüicultores Z 18 de Ijuí estará realizando entre os dias 09 e 11 de maio o 9° Torneio de Pesca e Limpeza do Rio Ijuí, 2014. O evento deverá ocorrer no Rio Ijuí, Barragem São José – sítio dos Thum e sítio da Vó Laura, Mato Queimado.

A Limpeza e Pesca será no Rio Ijuí, município de Mato Queimado, 2km do Clube Náutico de Cerro Lago que fica acima da Ponte da RS de Rolador a Cerro Largo. O local será demarcado por uma bóia no leito do Rio, a partir desta demarcação será permitida a pesca e limpeza até 10 quilômetros a montante (acima) desta bóia demarcada, com outra marcação pela equipe de fiscalização. Toda a área de pesca e limpeza será demarcada por bóias.                   

O evento tem como objetivo conscientizar, educar e organizar a classe de pescadores profissionais, amadores, aquicultores e seus associados, através do lema “pescar/preservando”. Nesse sentido é planejado envolver toda a sociedade para preservar as águas, vertentes, nascentes, sangas, banhados, riachos e rios. Não poluindo nem destruindo a mata ciliar, fator de conservação das vertentes, e da água boa, para esta geração e gerações futuras.

Outro objetivo é a realização do repovoamento dos rios, com peixes nativos dentro dos padrões técnicos como fonte de ajuda do homem à natureza, para que ela restabeleça seu ciclo de biodiversidade mais rápido e após volte ao normal como nos tempos em que nossas raízes familiares se estabeleceram nestes locais, para iniciar a colonização local, exemplifica o regulamento do torneio.

Conforme os idealizadores, a pesca não é apenas pescar o peixe, mas é sim uma aventura, um desafio, uma diversão, é o contato e o respeito com a natureza e a liberdade do homem/natureza, construindo uma melhor qualidade de vida.

O regulamento estipula que os pescadores devem ter a licença profissional da SEAP ou do Ministério da Pesca e Aqüicultura do Governo Federal, ou a licença amadora embarcada do IBAMA ou do Ministério da Pesca e Aqüicultura paga, ou de aposentado e de menor do IBAMA ou Ministério da Pesca e Aqüicultura.

Os petrechos de pesca para o festival são os mesmos da licença de pesca amadora, ou seja, molinete, carretilha, vara, caniço, linha de mão, puçá e as iscas ficam a critério do pescador. Sendo que são proibidos o uso de tarrafas, redes, espinhéis esperas, covos.

As equipes poderão ser desclassificadas se haver comprovação de comportamento antidesportivo pela comissão do evento.

A organização alerta para que os barcos inscritos no evento devam estar em perfeitas condições para navegar. Todas as embarcações serão vistoriadas e deverão estar com os equipamentos de segurança e atracamento. O condutor da embarcação deverá estar de posse da documentação pessoal e da embarcação em dia. Todas as embarcações deverão ter sacolas para o recolhimento do lixo.


PROGRAMAÇÃO
Sexta feira dia 09
Os pescadores e demais convidados e participantes poderão montar seus acampamentos no local. 
A noite a partir das 20h haverá tertúlia livre, no palco do som, com a apresentação de vários artistas, até no máximo às 2 horas da manhã.

Sábado dia 10
7h - Alvorada Festiva e café coletivo;
7h30min - Cadastramento, inscrição e pagamento das taxas das equipes participantes e inspeção das embarcações segundo as normas da Marinha do Brasil, e apresentação das licenças de pesca do Ministério da Pesca e Aqüicultura do Governo Federal, além da entrega das embalagens para armazenar o lixo a ser recolhido e das cartilhas do pescador contendo todas as leis da pesca, aqüicultura e de navegação.
8h - Será realizada a cerimônia oficial de abertura do 9º Festival de Pesca e Limpeza do Rio Ijui.
8h30min - Será dado o início da pesca e limpeza do Rio do Rio Ijui
20h - Encerramento da pesca.
Obs.: será permitida uma tolerância de 15 minutos para a pesagem dos peixes junto à comissão. No momento da primeira pesagem de peixes cada equipe terá a obrigação de apresentar junto à comissão pelo menos um volume de lixo.
  
Domingo dia 11
07h - Início da pesca e limpeza do rio.
13h - Encerramento da pesca e limpeza do rio.
13h15min - Apresentação e pesagem dos peixes junto à comissão.
15h - Entrega dos prêmios e encerramento do 9º Torneio de Pesca e Limpeza do Rio Ijuí.
Obs.: Quinze minutos antes da largada se fará o alinhamento das embarcações.

Para os interessados as inscrições funcionarão da seguinte forma:
As inscrições são de natureza coletiva e será através da aquisição de cautelas numeradas de 00 a 99, no valor de 100 reais. A equipe portadora da cautela participando ou não do Festival de Pesca e Limpeza do Rio estará concorrendo ao sorteio dos prêmios, no final do evento.  
- As equipes serão no máximo de 5 participantes.
No caso de troca de participantes da equipe deverá ser comunicado antecipadamente a comissão organizadora.
No ato da inscrição da equipe o responsável deve preencher e assinar o termo de responsabilidade.

NORMAS E APRESENTAÇÃO
- O torneio, promovido pela Colônia Z 18 por natureza aberta a pescadores não associados que se apresentem e sejam aceitos como convidados.
- O responsável pela equipe inscrita deverá apresentar-se junto à comissão organizadora para realizar a ficha de inscrição, com os nomes e identidade dos componentes da equipe.

PESAGENS DO PESCADO
- O responsável pela equipe deverá identificar-se através do número da inscrição para a pesagem dos peixes.
- A pesagem dos peixes será transformada em pontos, ou seja, para cada grama de peso equivalerá a 1 ponto.
  
EQUIPES
Cada cautela equivale a uma equipe com uma embarcação, motorizada ou não.
O comprador da cautela terá o direito de optar por colocar uma equipe na competição ou simplesmente colaborar apenas na compra e participar do sorteio.   
Poderá ser inscrito até 5 (cinco) pescadores por equipes, incluindo o piloteiro, com habilitação ARRAIS amador ou de Aquaviário.
O piloteiro será o responsável de conduzir a embarcação dentro dos tramites legais da Marinha do Brasil, respeitando as demais embarcações presentes no festival, e terá que ter todas as condições de navegação, inclusive com o seguro da embarcação em dia, além da habilitação de ARRAIS, inclusive com a assinatura de um termo de responsabilidade.

EMBARCAÇÕES
Poderão participar do Festival embarcação motorizada ou não, sem restrições quanto a potencia do motor, mas devidamente registrados na Marinha do Brasil.

PEIXES
Serão pesados pela comissão e entregues para as equipes no mesmo instante, sendo que cada equipe deve se responsabilizar pelo destino final do pescado colocando em caixas térmicas ou mesmo degustá-los no local.
Devem ser respeitados o tamanho mínimo dos peixes conforme a legislação Federal ou Estadual.
Os peixes em extinção ou proibidos de pescar pela Lei 41672 não forem liberados caso sejam pescados deverão ser soltos. Ex. dourado, surubim e piracanjuba.
Tamanhos de alguns peixes; traíra 30 cm, jundiás 30 cm, mandi (pintadinho), 18 cm, piava e piauçú 35 cm., peixes exóticos estão livres do tamanho.

PREMIAÇÃO
Maior quantidade de peixes em peso pescado por equipe
1º Lugar: Troféu
2º Lugar: Troféu
3º Lugar: Troféu

Maior peixe em peso, para a equipe que pescou
1º Lugar: Troféu
2º Lugar: Troféu
3° Lugar: Troféu

Pescadora que pegar maior peixe
1° Lugar: Troféu.
2° Lugar: Troféu.
3° Lugar: Troféu.

Os pescadores de lixo
1º Lugar: Troféu, mais um premio surpresa.
2º Lugar: Troféu.
3º Lugar: Troféu.

A equipe mais bem organizada
1° Lugar: Troféu.
2° Lugar: Troféu.
3° Lugar: Troféu.

Prêmios das cautelas
O sorteio dos prêmios será realizado com a presença do presidente do evento e demais participantes. Caso tiver mais prêmios por doação seguirá com 11º e assim por diante.
Os prêmios serão entregues no local, com exceção do barco. Caso o sorteado não estiver presente à comissão responsável pelo evento realizará a entrega posterior. Quanto a entrega do barco, esta não será entregue no local devido à nota fiscal que deverá sair no nome do contemplado. O mesmo receberá um ofício da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z 18 para que o ganhador possa retirar o barco na empresa e colocar em seu nome, para poder registrar na Marinha do Brasil.

As cautelas serão comercializadas até às 13 horas do dia 11.

1º Prêmio: Uma embarcação de alumínio nova de 5 metros marca Rigon modelo Uruguai.
2º Prêmio: Um gerador Toyama TC 950.
3° Prêmio: Um banco giratório para barco.
4º Prêmio: Um disco papa-léguas polido.
5º Prêmio: Uma Barraca Náutica.
6º Prêmio: Um colchonete.
7º Prêmio: Um celebrim jacaré.
8º Prêmio: Um kit de molinete e vara.
9º Prêmio: Um estojo de pesca.
10º Prêmio: Um estojo de Pesca.

Fonte: radioreporter.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário