segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Saiba como Pescar no Amazonas

MANAUS – Pescar nos rios da Amazônia pode ser uma atividade trivial para os ribeirinhos entretanto, muitos turistas do Brasil e do mundo chegam a Região Norte com seus anzóis para praticarem a pesca esportiva. Mas para quem deseja se aventurar nos rios e igarapés (curso de um rio) é necessário portar a carteira de pescador. O documento é válido em todo o território nacional por um ano, a partir da data de recolhimento da taxa especificada e conforme a modalidade escolhida.



A pesca esportiva, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é classificada como uma modalidade da pesca amadora. Nela consta a prática do pesque e solte, sendo vedado o direito à cota de transporte de pescados, prevista na legislação.
O adepto da pesca esportiva precisa observar o período de defeso, que é a proibição da caça das espécies de peixe durante uma determinada época ou local. A licença de pesca pode ser obtida diretamente pelo site do Ibama ou do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas.
Os pescadores dispensados do licenciamento são os que utilizam somente linha de mão, ou vara, linha e anzol; menores de 18 anos (que não tenha direito à quantidade de pescado prevista em norma), homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos (desde que não sejam filiados a clubes ou associações de pescadores amadores).

Pesca na Amazônia
O período que engloba os meses de setembro até o mês de março são os mais procurados pelos pescadores para a prática, de acordo com a Empresa Estadual de Turismo (AmazonasTur). O rio Negro está entre o curso mais procurado por turistas e esportistas. Cerca de 30 cidades do interior fazem parte do roteiro turístico, com destaque para sete: Borba, São Sebastião do Uatumã, Autazes, Santa Izabel do Rio Negro, Barcelos, Nova Olinda do Norte e Carreiro.

Fonte: portalamazonia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário