quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Quer Pescar na Russia?

No aeroporto de Murmansk, muitas vezes pode ser visto um Boeing-767 de um voo fretado de Londres. Frequentemente ele tem a companhia de aviões particulares de homens de negócios e monarcas– todos vêm para a península de Kola para a fazenda coletiva “Vskhodi Kommunisma” (Brotos do Comunismo) para pescar.
O presidente da fazenda, Sviatoslav Kaliújin, recita os nomes e títulos de seus hóspedes:
“Eric Clapton, o rei da Noruega Harald 5º, o rei Carlos 16 Gustaf, da Suécia, algumas dezenas de ministros russos.”
O primeiro estrangeiro a descobrir a pesca de salmão na Rússia foi o magnata do setor da mídia Ted Turner. Já em 1994, ao lado da atriz Jane Fonda, ele pescava no rio Ponoi, na Unidade Federativa de Murmansk. Em diferentes anos depois de Turner, várias figuras proeminentes visitaram o lugar: o primeiro presidente da Rússia, Boris Iéltsin, os reis da Suécia e Noruega, o cantor Eric Clapton, o príncipe Charles e o presidente Pútin.
Este último, em entrevista à revista americana “Outdoor Life”, declarou que “a melhor pescaria do mundo, segundo a minha avaliação pessoal, ocorre na Unidade Federativa de Murmansk e no delta do rio Volga, na região de Astrakhan”.
No entanto, a península de Kola não é o único lugar para os fãs da pesca (que no país somam 15 milhões). É possível pescar nos rios e lagos da Rússia durante o ano todo. A repórter Daria Gonzalez pesquisou e compilou uma lista dos melhores lugares para campeonatos de pesca de verão.
 1. Os rios da península de Kola
A perspectiva de uma pesca fantástica atrai muitos turistas para a península de Kola: afinal, são 82 rios ricos em salmão cruzando a região. Uma bela natureza nórdica, boa disponibilidade de infraestrutura e, claro, pesca com troféu, transformam o local em um sonho para os amantes da pesca.
Troféu: o troféu mais comum em Kola é o salmão pesando mais de 30 quilos. O cardume do salmão selvagem do Atlântico na península é um dos maiores no mundo. Além do salmão, são pescados outros peixes como bacalhau, truta, kharius (grayling em inglês), siga (peixe branco da espécie do salmão) e a truta do Ártico, chamada goléts.
Como chegar: vá de avião até Murmansk e de lá de ônibus para a Stáraia Umba. De Umba, ao longo da costa, estende-se uma cadeia de vilarejos de praia onde é possível ficar para o pernoite. No entanto, se o turista não souber russo, o melhor é combinar uma excursão. Por sinal, o preço de uma excursão vip para a península de Kola, tão amada por celebridades estrangeiras, pode chegar a € 7.000 por uma semana, por pessoa.
Quando ir: o salmão nada pelos rios no início do verão, durante um mês (desde o final de maio até o final de junho) e um mês no outono (final de agosto até o final de setembro). 
O que é importante saber: Na margem sul da costa Térski existe um número menor de rios com salmão, porém esta região é mais adequada para a pesca esportiva. Na margem norte da península, principalmente, é mais popular a pesca “selvagem”, em condições climáticas complicadas e sem infraestrutura.
 2. Lago Seliger
Foto: Lori / Legion Media
O Seliger é um sistema muito grande e belo de lagos, que ocupa 250 km quadrados. Estes são interligados por canais entre si. Às margens deste complexo natural ficam casas para veraneio, clínicas de tratamento e de prevenção de doenças, com instalações confortáveis.
Troféu: Sander (peixe da família da perca), com exemplares de até 7 kg, enguia, lúcio (12 kg), perca (3 kg) e carpa.
Como chegar: vá de trem de Moscou para Seliger, da estação de Leningrado no sentido norte através da estação Ostashkov; as bases turísticas ficam a 4 km da cidade, onde o visitante pode passar suas férias em Seliguer. Acompanhantes não são necessários, mas pode-se reservar uma excursão.
Quando ir: viaje para Seliguer em meados de julho, quando a água do lago fica mais quente. Nesta época é possível nadar. Nas florestas, o mirtilo já está amadurecendo e surgem os primeiros cogumelos.
O que é importante saber: Seliguer ocupa uma área de 250 km quadrados e para assegurar uma boa pescaria é importante conhecer bem a região. Uma boa pescaria em Seliguer pode ser feita em Kravotinski Ples e nos canais que ligam o Berezóvski Ples com o Ostashkóvski. Para os apreciadores do peixe sander e da perca recomenda-se a pesca no lençol aquático de Sossénski Ples. Igualmente atraente é a pesca na região de Seliguer, nas baías e lagos localizados na ilha de Khatchin. O melhor é navegar em um barco pelo Seliger, o que custará € 7 por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário