segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Operação Resgate

Continua nesta segunda-feira (4) a operação de resgate de peixes no Rio Turvo, em Uchoa (SP). A água foi contaminada pelo melaço que escorreu do armazém de açúcar incendiado em Santa Adélia (SP). O caramelo já percorreu mais de 80 km pelos rios, causando estragos.
Com redes e tarrafas, policiais percorrem o Rio Turvo e capturam os peixes sobreviventes, que são levados para tanques com oxigênio. Só no primeiro dia de trabalho, quase quatro toneladas de peixes foram retiradas da poluição. “O que nós estamos fazendo é retirando um pouco dos peixes do rio, mas isso não quer dizer que vamos conseguir salvar todos, muitos ficarão e muitos morrerão", diz o capitão da Polícia Ambiental, Olivadi Azevedo.
A preocupação dos órgãos ambientais é que os estragos continuem avançando pelo Rio Turvo. Os pescadores também estão preocupados. “A quantidade de peixes que morreram foi muito grande. Duas toneladas poderiam sustentar cerca de 50 pescadores por um mês”, conta o pescador Alexandre Roberto Ferreira.Há dez dias o galpão que armazenava açúcar na cidade de Santa Adélia pegou fogo. Mais de 30 mil toneladas do produto foram queimadas. O caramelo atingiu ruas e casas e chegou aos rios da região. O açúcar derretido não é tóxico, mas diminui o oxigênio da água. De acordo com a polícia ambiental, quase cem peixes aparecem mortos a cada cinco minutos. Mais de duas toneladas já morreram.
O Rio Turvo deságua no Rio Grande, um dos maiores do estado. De acordo com a Cetesb, para evitar que a contaminação chegue até lá, a chuva pode ser uma aliada.
Já os moradores que tiveram as casas atingidas pelo açúcar queimado aproveitaram o fim de semana para limpar os terrenos. Um telespectador mandou uma foto pelo aplicativo TEM Você mostrando o mutirão de limpeza.
A Cetesb informou ainda que a empresa responsável pelo porto seco está cumprindo os prazos determinados. Primeiro a limpeza está sendo feita no barracões e só depois o trabalho começa na área externa. A previsão é que a rua comece a ser limpa nesta terça-feira (5).
Fonte: g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário