sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Fiscalização - Todos fiquem de Olho

Piracema começa nesta terça-feira (5) e termina no dia 28 de fevereiro de 2014. (Foto: Edemir Rodrigues/ Governo de MS)Piracema termina no próximo ano  
(Foto: Edemir Rodrigues/ Governo de MS)
A Polícia Ambiental intensificou a fiscalização nos postos da região de São João del Rei, responsável por 13 municípios banhados pelas bacias do Rio Grande e São Francisco. Tudo por causa da piracema. Até o fim de fevereiro de 2014, a pesca está proibida devido ao período de reprodução dos peixes nativos. Nesta época, os peixes sobem para as cabeceiras dos rios para se reproduzir e os pescadores têm de observar rigorosamente as restrições.
De acordo com a Polícia Ambiental, esta semana sete redes e duas armadilhas foram apreendidas durante patrulhamento. "A pessoa que for pega pescando nesse período de piracema será presa em flagrante delito, bem como terá todos os materiais apreendidos. Em seguida será encaminhada à Polícia Civil, além de sofrer uma multa", afirmou o sargento da Polícia Militar Ambiental, Edmilson Guimarães de Resende.
De acordo com Eduardo Giarola, proprietário de um estabelecimento do ramo, o movimento é grande nessa época justamente por causa da regularidade na prática. "No caso o pescador tem a opção de consumir o peixe no pesqueiro ou de levar o peixe para a casa. Mas neste caso nós fornecemos a nota fiscal para que ele não tenha nenhum problema com a Polícia Ambiental no percurso até a casa dele", explicou Eduardo.Com isso, alguns pescadores procuram uma outra opção, segura e dentro da lei, para praticar a pesca, como os chamados pesque- pague. 
Fonte: g1.globo.com/mg/zona-da-mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário