quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ai eu Te Pergunto: Alguém ainda Está Preso?

A operação foi deflagrada no dia 25 de outubro e encerrou na manhã de hoje
Foto: Divulgação/PMA

Com o objetivo de prevenir a pesca predatória, a Polícia Militar Ambiental (PMA) deflagrou no dia 25 de outubro a Operação Pré-Piracema. Em dez dias de operação, a PMA autuou 29 pessoas e aplicou R$ 101,5 mil em multas, além de apreender 351 kg de pescado. A operação encerrou na manhã desta quarta-feira (6).
A Operação Pré-Piracema envolveu 300 policiais e englobou a Operação “Dia de Finados”, realizada todos os anos com início no dia 30 de outubro e se estendia até 3 de novembro. A PMA tem reforçado em todos os anos durante o mês de outubro a fiscalização nos rios, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória, tendo em vista a proximidade do período de piracema e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados e a quantidade de turistas e pescadores do Estado se intensifica. Diversas irregularidades têm sido encontradas.
Os trabalhos preventivos foram intensificados até hoje para evitar que pescadores pescassem irregularmente antes e depois do fechamento da pesca, especialmente nos rios Paraná e Paranaíba, onde a pesca fechou no dia 1º de novembro.
Durante os dez dias da operação foram autuadas 29 pessoas e empresas, sendo 21 por pesca, uma por transporte ilegal de madeira, três por transporte ilegal de combustíveis, três por degradação de áreas de preservação permanente – APP (mata ciliar e várzea), além de um por maus-tratos a animais (rinha de galo). Por atividade não inerente a crime ambiental, também foi presa uma pessoa por tráfico de drogas.

Dos autuados por pesca, 17 foram presos por crime de pesca predatória e cinco foram autuados por pescar sem licença, que não é crime, porém, infração administrativa. Foram apreendidos 351 kg de pescado e foi aplicado um total de R$ 101.558,00 em multas. A quantidade de petrechos ilegais apreendidos foi dentro da esperada, porém, com relação às redes de pesca, o número de 23 é excessivo, tendo em vista o poder de captura desse tipo de material ilegal. 
Fontecapitalnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário