quinta-feira, 13 de junho de 2013

Rio Guaporé - Fantástico

Tá nervoso? Vá pescar.
Todo mundo conhece este trecho de uma famosa musica brasileira que traduz com muita simplicidade uma das maneiras de acabar com stress do dia a dia.
Os amantes de uma boa pescaria sabem bem que na beira de um rio a vida não tem pressa.
E pescador que é pescador, não tem fronteira, não tem estrada de chão que o afaste do seu objetivo: Pescar um peixe que vire muita historia e estória para contar.

E é em busca de emoções assim que cada vez mais, os apaixonados por pesca esportiva de todo o Brasil e exterior acabam vindo pescar no Rio Guaporé. Este rio faz parte do sistema fluvial da Bacia Amazônica.
Ele nasce lá na Chapada dos Parecís no Mato Grosso e está na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Depois, como afluente, ele se une ao rio Mamoré indo desaguar no rio Madeira em território brasileiro.
Dois dos destinos banhados pelo Guaporé mais procurados em Rondônia são as cidades de Pimenteiras e Cabixi. Estas cidades estão localizadas no sul do estado.
Tanto para quem vem de carro ou de avião de outras regiões do país, o acesso é por Vilhena, cidade rondoniense que fica na divisa com o Mato Grosso. O percurso deve ser completado por terra. São cerca de 120km até Cabixi e 170km até Pimenteiras.
Nesta região os peixes como o valente Tucunaré, Pintado, Jatuarana, Apapá, Matrinxã, Pirarara, Jundiá, Pirapitinga, Tambaqui, Cachorra  fazem a festa dos pescadores.
As duas cidades oferecem infraestrutura completa para os clientes, podendo inclusive, escolher entre pousadas e barcos hotéis.
 As agencias de turismo de todo o Brasil e exterior, comercializam  pacotes de pesca esportiva para a  região de Pimenteiras incluindo parte aérea, terrestre e hospedagem. Algumas pousadas e barcos hotéis trabalham com sistema All inclusive.

Mas não vai ser fácil encontrar vagas. Muitas pousadas na região fecham reservas com até um ano de antecedência.
Algumas, já não tem mais vagas para este ano.
A pesca esportiva é um dos produtos mais caros do setor de turismo e cada dia  conquista novos adeptos. 
Segundo o superintendente de Turismo, Basílio Leandro , Rondonia tem na pesca esportiva  um dos produtos de maior valor do estado no setor turístico. Por esta razão, a SETUR - Superintendência de Turismo do estado de Rondônia- resolveu intensificar a divulgação dos roteiros em feiras de turismo no Brasil e no Exterior e na capacitação dos profissionais diretamente ligados ao setor. Ainda segundo Basílio, a Superintendência, em parceria com a Embratur,  pretende  futuramente, investir também em fantour e presstour.
Tanto para quem é amador quanto para quem já tem experiência, o vale do Guaporé é uma experiência inesquecível. Na bagagem o pescador levará para casa muitas histórias e estórias.
E aquele trecho da música tem uma grande chance de ganhar até um complemento.
Tá Nervoso? Vai pescar no Guaporé.

Maiores informações:
Setur-Superintendencia de Turismo do estado de Rondônia.
Setur: (69) 3216-1044

Fonte: rondoniaovivo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário