sexta-feira, 7 de junho de 2013

Festival de Pesca em MT - com preocupação ambiental

O prefeito de Santa Rita do Trivelato, Hugo Sobrinho, esteve na tarde desta quarta-feira (5), no gabinete do deputado Ademir Brunetto (PT), para convidá-lo para o 12º Festival de Pesca do município que acontecerá entre os dias 28 e 30 de junho, no Salto Magessi, rio Teles Pires. 


O evento marca o circuito estadual de pesca e terá a realização de shows regionais, premiações e muitas opções de lazer.

Segundo o prefeito, os preparativos estão adiantados e a festa atrairá turistas de toda a região. “Estamos trabalhando para que o evento seja um dos melhores do estado, o principal foco é alertar a população sobre o respeito ao meio ambiente, como também mostrar o potencial turístico de nossa cidade” destacou Sobrinho, ressaltando ainda que “o evento acontece em um dos mais belos rios da bacia amazônica”.

O 12º festival de pesca ira contar com três shows além do um Dj, durante os três dias de festejos que terá a participação da dupla Montenegro e Cuiabano, grupo Gandaia e da banda Nova Geração.


O campeonato de pesca consiste em prova de pesca em barco motorizado, utilizando o sistema "pesque e solte", disputada por equipes formadas por três pescadores no máximo e dois no mínimo por embarcação.

O prefeito acredita na participação de várias equipes vindas dos diversos municípios do estado. O Campeonato de Pesca Esportiva consiste em prova de pesca em barco motorizado, utilizando o sistema "pesque e solte".

Essa preocupação com o meio ambiente foi bem detalhada pela comissão organizadora do evento descrita no regulamento do festival. Para cada peixe morto, válido e não-válido para pontuação, serão descontados 200 pontos da equipe, mais o total de pontos do peixe, se for o caso. As equipes que capturarem Corvinas (peixe de fácil mortalidade) o pescado será recolhido e devidamente armazenado pelos fiscais da competição. As corvinas serão doadas as instituições municipais (Creche e Escolas).

As equipes participantes, obrigatoriamente, deverão usar de meios, como viveiros ou samburás, puçás, cuidados no manuseio e outras medidas que possibilitem a manutenção da vida do peixe até a verificação e pontuação pelo fiscal.


O deputado parabenizou o prefeito pela atuação dentro do município e pela responsável organização do evento. “Eventos desse porte fortalecem a cultura do município e a valorização do turismo sustentável, além de ser muito importante para a atração de turistas do Brasil e do exterior. Além disso, sabemos que o turismo evoluiu juntamente com a consciência ecológica. 

Hoje os cidadãos perceberam que é muito importante preservar o meio ambiente e usar os recursos naturais ao seu favor, não sendo mais admissível a destruição da natureza. Essa preocupação da equipe organizadora trata dessa nova visão do turismo, eventos desse porte só acrescentam ainda mais consciência a população”, avaliou o parlamentar.

Com uma extensa agenda a cumprir neste final de semestre, o deputado Brunetto não pôde confirmar presença no Festival de Pesca, porém adiantou que fará o possível para prestigiar o evento de pesca esportiva do município.

Fonte: odocumento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário