segunda-feira, 10 de junho de 2013

Guias de pesca esportiva na luta pela preservação do Tucunaré

O Tucunaré é um peixe esportivo, que proporciona uma briga boa para o pescador. É um peixe cheio de artimanhas e é isso que faz a pesca gostosa, pois cada arremesso é uma expectativa, Luis Claudio.

Um grupo de guias de pesca esportiva de Santa Fé e região estão montando uma equipe chamada Tucunaré Free, que tem como objetivo preservar a espécie do Tucunaré na região, através da conscientização da população sobre a importância da pesca esportiva, como fonte de turismo, sendo que o Tucunaré é o carro chefe na pescaria esportiva no Brasil.



Segundo Luis Claudio Rodrigues, que é funcionário público e guia de pesca aos finais de semana, a pesca esportiva tem sido bastante procurada nessa região que é bem privilegiada, pois o Tucunaré se reproduz facilmente, apesar disso, há uma grande quantidade de pesca predatória, o que pode prejudicar a pesca como lazer e turismo na região. 

“Há 20 anos trabalho como guia, levando os turistas para pescar, e eu sei que os amantes da pesca esportiva chegam a pagar R$ 10 mil para pescar durante cinco dias nas regiões da bacia Amazônica e não matam um peixe sequer, pescam e soltam. A pesca esportiva é lazer para essas pessoas, é uma prática feita por prazer. Com uma região privilegiada como a nossa, que de cinco anos para cá dobrou a quantidade de peixes, vejo que para nós, hoje, é mais interessante ter o peixe vivo na água, do que pescar para matar e vender a R$ 20,00 o quilo do Tucunaré”, afirmou Luis Claudio.

De acordo com o guia, a profissão tem se solidificado cada dia mais e já existem pessoas que sobrevivem exclusivamente com o trabalho de guia de pesca (piloteiro), tanto que, o guia não é mais somente a pessoa que pilota o barco e leva os turistas para pescar, hoje o piloteiro oferece um dia de lazer, um roteiro turístico, incluindo pesca, almoço, petiscos, e passeio de barco pela região.

 “Normalmente, na pesca predatória, o guia leva o turista onde estão os cardumes, pesca-se cerca de 150 peixes em três dias, depois o turista vai embora e comercializar esse peixe fora daqui, e é isso que estamos tentando evitar, diminuir a pesca predatória e incentivar a pesca esportiva”, afirmou Luis Claudio.

Para o guia, a pesca esportiva também atrai muito turista para Santa Fé. “Geralmente, a pessoa vem uma vez para pescar e se encanta com o lugar, então na próxima vez ele quer trazer a família, amigos, e aos poucos passa a visitar a cidade em períodos festivos, então uma coisa vai puxando a outra”.

”Nosso foco é a conscientização para acabar com a matança de peixes, para que a nossa região se torne um polo fortíssimo da pesca esportiva, porque tem tudo para isso. A população precisa ter essa visão turística, para que os turistas não se desloquem para outras regiões para pescar Tucunaré, que hoje é o carro chefe do turismo de pesca no Brasil”, concluiu Luis Claudio.

Fonte: jornalnoticiapopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário