terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Resultado do 1º Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré - em Itaguajé

Lago da represa da Usina de Taquaruçu, surpreende visitantes pela estrutura



Entre os atrativos que estão prontos e foram apresentados ao público é todo o empreendimento conquistado pela Associação dos Servidores Públicos Municipais que tem na sua Presidência Liozel Matias (LIU) que abriu os portões ao público para a realização deste evento, marcando a passagem dos 58 anos do município de Itaguajé.


A sede própria da Associação é sem sombra de dúvida o maior empreendimento às margens do lago da represa da Usina de Taquaruçu (Rio Paranapanema) baseado em quem tem o maior espaço físico de acesso nas águas calmas e limpas. Com atrativos para todas as idades e gostos o destaque desta feita ficou para o Torneio de Pesca aberto ao público que por sinal poderá fazer parte do calendário de eventos do município.



Graças a união das agremiações ASPMI (Associação dos Servidores Públicos Municipais de Itaguajé) e ANPEPI (Associação Naútica Pesca Esportiva do Paranapanema Itaguajé). Um diferencial do complexo foi a instalação de coberturas de lona e tendas tensionadas para eventos (tipo piramidais) e mantido espaço reservado para os quase 400 pescadores (Trio ou Dupla) de várias regiões do Brasil que compareceram com embarcações nunca vista na região.


Espaço também criado aos Showroon multi marcas náuticas. Naquela oportunidade, o 1º Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré de Itaguajé, reuniu no lago de Taquaruçu, distante 2 kilometros da sede do município, autoridades e empresários municipais, além de centenas de esportistas da pesca, oriundos de vários estados da federação, que encontraram ali, uma sólida competição, com organização altamente profissional e apoio institucional, principalmente das empresas Rionáutica – Bass Boat do Brasil – Lunkerps Pesca - Prefeituras e Câmaras de Santa Inês, Jardim Olinda e Itaguajé para a prática deste esporte que mistura competição e turismo ecológico, pois todos os peixes pescados pelos competidores foram imediatamente medidos e em seguida devolvidos ao seu habitat natural, fomentando assim a prática do pesque/solte que é o futuro da pesca esportiva do mundo.


É bom lembrar que o 1º Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré de Itaguajé, de repercussão nacional teve a chancela do Ministério da Pesca e Aqüicultura – CESP/Duke Energy - IAP e Itaipú Bi Nacional. Segundo o Juiz do evento José Garcia Molina Neto (Zezito), o fiscal de medidas Marlon Azevedo e o Presidente da ANPEPI, vereador Dejaci Dias, este 1º Torneio de Pesca ao Tucunaré de Ítaguajé, é um exemplo de que comprometimento, dedicação, respeito e seriedade, consolidam qualquer iniciativa. “E isso aconteceu aqui neste evento, que com certeza será ainda melhor no ano que vem.


Vamos trabalhar em parceria com a classe empresarial, com os nossos prefeitos e vereadores, para que possamos fortalecer o turismo na região”, disseram eles, pontuando que é muito importante que a comunidade itaguajeense valorize este esporte, tornando um referencial no Brasil. A comissão organizadora por fim, faz agradecimentos aos participantes que souberam praticar a pesca esportiva com verdadeira consciência ecológica.


Parabenizando também aos profissionais da segurança, polícia militar, aos deputados Rasca Rodrigues e Ewandro Junior (estadual) e Zeca Dirceu (federal), Tiago Amaral da SEDU, aos patrocinadores deste evento que doaram os troféus e prêmios. O Rio Paranapanema é sinônimo de boas pescarias, peixes sadios e de bom porte. No local, pode pescar peixes como: tilápias, trutas, pacus, carpas (todas as qualidades), dourados, pintados e outros no sistema convencional nas temporadas aberta a pesca.



Houve também a soltura de 5 mil alevinos, patrocinados pelo IAP e o plantio de 118 mudas entre palmeira real e nativa, doadas por Sérgio Rodeiro, síndico do Condomínio Residencial Navegantes.


Além da pesca, o evento ofereceu completa infra-estrutura como: restaurante e lanchonete, churrasqueiras individuais e cobertas, área de camping, play ground e duas rampas em concreto de acesso ao rio. O festival buscou divulgar o potencial turístico de Itaguajé, promover o lazer e a confraternização entre os amantes da pesca esportiva.


Desenvolver a consciência ecológica dos participantes e da comunidade através da divulgação e prática das leis que normalizam a pesca amadora, visando principalmente o combate do uso de materiais e atitudes poluentes e predatórias. A prova foi exclusivamente para a captura do Tucunaré e os peixes deveriam estar isentos de marcas que levassem a conclusão de pré-captura, o que desclassificava a equipe.



Cada exemplar tinha que ser superior a 30 cm e deveria ser apresentado no ponto pré-determinado pela Comissão Organizadora para fiscalização e medição. O 2º Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré em Itaguajé já tem data confirmadíssima, dia 29 Novembro 2014 - (sábado) até lá amigos...



Relação dos Ganhadores do 
1º Torneio de pesca Amadora do Tucunaré

1º Lugar Prêmio: 
Lancha Mega-Bess Classic, Dupla: 
Sergio Rodeiro e Artur Scandelai Rodeiro - Colorado

2º lugar Prêmio: 
Motor15 HP, Trio: 
Rubens de Bona , Pedro Mecabo e 
Ronaldo Chaves - Medianeira

3º Lugar Prêmio: 
Barco Branco, Dupla: 
Primo R. Filho e Toninho Cecilio - Maringá

4º lugar Prêmio: 
Barco Aluminio, Trio: 
Bilinga, Roman Dias Coelho e Luiz - Colorado

5º Lugar Prêmio: 
Motor Elétrico, Dupla:
Jose Roberto Tossane e Domingos Cano - Maringá



Relação de Ganhadores de Troféu

1ºLugar: Dupla:
Cassicleide Ribeiro e Felipe - Medição: 170cm
Três Lagoas (MS)

2º Lugar: Dupla: 
Alisson Frasato e Bruno Frassato–Medição- 153cm
Paranapoema

3º Lugar: Trio: 
Leandro Bicicgo, Gilmar e Cleber – Medição -148cm
Marechal Cândido Rondon

4º Lugar: Dupla:
Luis Claudio e Bruno Maioli - Medição - 147,5cm 
Santa Fé do Sul (SP)

5º Lugar: Dupla: 
Edivaldo Junior e Carlos Giati-Medição - 145,5cm 
Itaguajé

Fonteoregionaljornal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário