quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Atenção Autoridades de Três lagoas

Centenas de peixes foram encontradosmortos na manhã de ontem na Lagoa Maior, o maior cartão postal da cidade.Embora a causa ainda esteja sendo apurada, entre as possibilidades especula-se que a provável causa da mortandade de peixes pode ter sido ocasionada pelo despejo de esgoto na canalização, que leva água da 2ª Lagoa para a Lagoa Maior, através de um serviço de bombeamento para evitar o transbordamento de águas.

Moradores próximos à Lagoa Maior estão reclamando há tempos do mau cheiro nas imediações. Na manhã de ontem, o aposentado Jesus Garcia de Camargo, estava fazendo sua costumeira caminhada, quando viu enorme quantidade de peixes mortos. Em seguida, ligou para o Ibama e Imasul para comunicar o fato, quando foi informado que era a Secretaria do Meio Ambiente a responsável pela Lagoa.
 
Camargo entrou em contato com a equipe da Secretaria do Meio Ambiente,que esteve no local, e constatou centenas de peixes mortos na canalização da Lagoa Maior. De acordo com a diretora da Secretaria do Meio Ambiente, Ana Paula Mendes Lima, a hipótese mais provável para a mortandade de peixes é o despejo de esgoto na canalização, que despeja água da 2º Lagoa na Lagoa Maior.
 
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, fez a coleta da água e encaminhou para o Laboratório da Vigilância Sanitária fazer análise, cujo resultado deve ser apurado hoje, confirmando ou não se a causa da mortandade dos peixes decorre de esgoto clandestino despejado na Lagoa Maior. “Olhando dá para ver o volume de esgoto sanitário que foi lançado na lagoa. Pela quantidade de esgoto dá para ver que não se trata de apenas uma ligação clandestina, mas sim de um vazamento de esgoto, e tudo foi para dentro da Lagoa Maior”, comentou a diretora.
 
Ana Paula informou que o vazamento do esgoto para dentro da Lagoa Maior deve ter ocorrido no domingo, quando algumas pessoas começaram a reclamar do mau cheiro. Ela disse que procuraria professores da Universidade Federal (UFMS) para analisarem o fato, visando o esclarecimento dessa ocorrência.
 
Para o aposentado, Jesus Garcia de Camargo, é um descaso o que acontece na Lagoa Maior. “Os órgãos ambientais precisam tomar providências para evitar que isso volte a acontecer”, comentou, em entrevista a equipe da TV Concórdia. Já o ambientalista, Manoel Pimenta, disse que, além do problema dos esgotos, a Lagoa Maior enfrenta também o problema do assoreamento em consequência de enxurradas que vão para dentro da Lagoa Maior.
 
Segundo ele, essa não é a primeira vez que peixes são encontrados mortos na lagoa. “Deveriam fazer um trabalho de educaçãoambiental, eles não estão cumprindo com nenhuma condicionante da licença que já foi emitida para a construção desses empreendimentos na Lagoa, com isso, a lagoa está refém de esgoto, e sem contar com o mau cheiro que incomoda a população”, comentou Pimenta também em entrevista a TV Concórdia.

Fontejptl.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário