sábado, 20 de abril de 2013

Pesqueiro Cantareira - dia difícil e o mais trabalhoso.

Estive neste final de semana no Pesqueiro Cantareira.

Pra quem não conhece, também chamado de Pesqueiro da Sabesp, era o antigo reservatório de água da cidade de São Paulo lá pelos anos 70/80.

O Pesqueiro é dentro do clube da Sabesp, por sinal um lugar muito bonito fechado por todos os lados de árvores nativas gigantescas.

O Pesqueiro está localizado em meio a Mata Atlântica, muito próximo a Serra da Cantareira e ao lado do Horto Florestal, realmente dentro da cidade.




Como eu já conhecia o Pesqueiro a já estive no lago 1 resolvi conhecer o lago 2, montei duas varas, uma de fundo e uma com torpedo.

Lago 2






A primeira vez não foi uma pescaria produtiva, mas como eu tinha a informação de que foram colocados novos peixes resolvi testar.

Cheguei tarde, por volta das 11h e mandei as iscas pra água.

Logo de cara percebi que os pescadores que já estavam lá não me pareciam muito contentes, quando se ouve muita conversa é porque não se tem o que fazer, nada bom.

Dito e feito, até 12:30h nada de peixe, nem sequer uma fisgada pra mostrar que tinha alguma coisa por ali. Não durou muito pra eu perceber que não adianta você trocar de isca pensando que esse pode ser o truque se o próprio lago tem comida farta para os peixes principalmente de couro.




Esse é o grande problema dos lagos esportivos, se o peixe está acostumado com peixinhos, que nesse pesqueiro é comida farta, que peixe vai querer comer uma ração, ou salsinha?

Procurei alguém que pudesse ter uma pequena redinha para que eu pudesse pegar um desses peixinhos e quem sabe não passar em branco.

Não deu outra, vários arremessos com alevinos como isca e várias levadas de linha mas ainda sem sucesso, troquei os anzóis e acabou dando resultado.


As Tilápias começaram a entrar mas mesmo assim não fiquei satisfeito, foram 3 Tilápias em menos de 1/2 hora, mas como eu não estava ali pra pegar Tilápias comecei a mudar a altura da isca, foram vários testes pra eu pegar um Pacú.


O lago 2 tem um problema pra quem gosta de lançar com varas de 6" pra cima, como deu pra perceber a grade que delimita o pesqueiro fica muito próximo ao lago, não dando espaço pra se fazer arremessos tranquilos sem se preocupar com o enrosco.


Mas isso não pode ser levado como um "problema", tem que se virar.

Depois de algumas Tilápias, 1 Pacú e vários arremessos de testes resolvi ir até o lago 1.




O espaço também não é muito legal mas mesmo assim iscas na água.


Arremessos atrás de arremessos e depois de 1/2 hora sem a vara sequer mexer, um grande puxão quase que leva tudo pra dentro do lago e depois de alguns minutos apareceu meu maior exemplar de Tilápia capturada.




Isso mesmo, a maior Tilápia que peguei até hoje, 4,4Kg de Tilápia que posso lhes garantir, é bonita pra caramba e confirmado peso na balança.

Eu nunca fui a um Pesqueiro atrás apenas desse peixe, mas um dia faremos uma pescaria só de Tilápias e mostraremos aqui as técnicas utilizadas.

Depois disso, nada, nada, nada, acabei com os alevinos que tinha conseguido, acabei com a salsicha que tinha levado, acabei com as rações que tinha e..............................

Como já estava chegando o final do dia recolhi as tralhas e chega.

Aqui mais algumas fotos desse Pesqueiro que é um lugar muito bonito pra ir com a família e com muito espaço pra criançada se divertir. 







Atendimento e Cantina.





Estacionamento.


Agradecemos a todos do Pesqueiro Cantareira pela ótima recepção.

Um comentário:

  1. Realmente, o pesqueiro tem uma boa infra-estrutura, mas em questão de pegar peixe mesmo, é meio ruim, porque os peixes lá, aparentemente, vivem bem alimentados.

    ResponderExcluir