quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pelo jeito está acabando...

Abrindo a temporada

Por Ronaldo Oliveira - jornal correio da cidade

Estivemos na última semana (eu, Luiz Ramalho, Penido e Paulinho "Sacola") visitando o Pontal do Abaeté, no rio São Fran­cisco, próximo à cidade de Três Marias, confortavelmente instalados no rancho Lobo Leite.

Pra gente foi a estreia neste ano, já que não pescamos durante o período da piracema. Aliás, como estou diretamente em contato com os pescadores, pude observar que a cada ano cresce o número de pessoas que respeitam a piracema. Não deixa de ser uma atitude importante, mas infelizmente ainda falta muito para que a situação melhore cada vez mais, e que novas perspectivas surjam, visando re­cuperar nossos rios, principalmente o “Ve­lho Chico”.

Recentemente foram feitas denúncias, através da imprensa escrita, do alarmante índice de poluição do rio São Francisco e seus principais afluentes, algo realmente muito preocupante. Além da poluição, foram feitas denúncias sobre o alto número de pescadores profissionais que recebem do governo para não pescar durante a piracema e a grande maioria deles não cumpre o determinado pela lei.

Vale à pena lembrar ainda que, entre estes "profissionais da pesca", existem médicos, advogados, empresários, e outros profissionais, que certamente possuem a carteira somente para pescar com redes, tarrafas etc. Como nós temos agora até um Ministério da Pesca, talvez alguma coisa possa mudar.

Voltando a nossa pescaria, pude observar que pouca coisa mudou em relação aos peixes. A maioria dos pescadores, tanto profissionais como amadores, se dedicam a tentar pegar curimbas, peixe que ainda existe em abundância por lá. Porém, raramente se captura um exemplar de medida.

A matança indiscriminada que está acontecendo não permite que o peixe atinja a medida mínima de 40cm. Mata-se peixes de qualquer tamanho, em grande quantidade, daí é retirado o filé do peixe e o restante é jogado fora, na proporção de 3 kg de peixe para cada quilo de filé.


Para fugir da fiscalização, os pescadores estão saindo da beira do rio à noite, como tive a oportunidade de presenciar com uma turma de Betim. Neste ano, teremos dificuldades ainda maiores devido à pequena quantidade de chuvas que caíram em nossa região. Nesta época do ano todos os reservatórios deveriam estar com nível alto, o que não está acontecendo.

Como estamos no fim do período chuvoso, provavelmente neste ano teremos grandes dificuldades, até para geração de energia.

Começamos a pescar na segunda-feira, com bom aproveitamento, já que os peixes estavam bastante ativos. Conversando com outros pescadores que já estavam pescando há mais tempo. Fomos informados que bons exemplares de piaus e matrinchãs tinham sido capturados no fim de semana anterior.

Para nossa surpresa, à medida que foram passando os dias o resultado da pescaria foi piorando sensivelmente. Não sou muito adepto a seguir a fase da lua, não dando muita importância a sua influência no resultado da pescaria, mas desta vez pude comprovar de acordo com a lua nova, considerada a pior fase para a pesca.

Apesar de alguns fatos desagradáveis, ainda assim valeu a pena estar em convívio com os amigos no ambiente que gostamos.

Ronaldo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário