terça-feira, 23 de abril de 2013

Instituto de Pesca de São Paulo - 44 anos de existência


Conheci o pessoal do Instituto de pesca de São Paulo na Feipesca 2013, conversei um pouco com um dos integrantes e achei o trabalho realizado por eles fantástico. Pelo histórico do instituto já dá pra se ter uma ideia do que se trata.

HISTÓRICO

O Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica que desenvolve projetos nas áreas de pesca e aqüicultura, visando à obtenção e transferência de novos conhecimentos e de tecnologias destinadas à melhoria do agronegócio do pescado e da qualidade ambiental.


(vista frontal, década de 30)
Além das instalações destinadas à realização de suas pesquisas, o Instituto conta com espaços privilegiados para o desenvolvimento de atividades educacionais e culturais. Um desses espaços localiza-se no Parque Fernando Costa (conhecido também como "Parque da Água Branca"), uma importante área de lazer da cidade de São Paulo que recebe um grande número de visitantes ao longo do ano: é o "Aquário do Instituto de Pesca", o mais antigo do Estado de São Paulo e o segundo mais antigo do Brasil, construído na década de 30.
O seu endereço é Avenida Francisco Matarazzo nº 455, metrô Barra Funda. Funciona todos os dias das 9h às 17h, e o valor do ingresso é R$ 2,00, estando isentos crianças até 5 anos, adultos com mais de 65 anos (portando documento) e escolas públicas (agendamento com Ângela, pelo tel: 3865-4130).

(o prédio visto por detrás, década de 30)
(vista lateral, década de 30)

O Parque está localizado próximo de três dos maiores centros culturais da cidade: o Memorial da América Latina, o Senac e o Sesc-Pompéia.
Criado em 1905, numa época de forte desenvolvimento da agropecuária paulista, o Parque destinava-se exclusivamente a abrigar órgãos de pesquisa agropecuária, associações de criadores, leilões e exposições de animais. Hoje tornou-se um grande parque público com características tanto urbanas (abrigando grupos de teatro e dança, de convivência para a terceira idade, etc.) quanto do campo (com diversos animais criados em fazendas, pomar, etc.).
A importância do interesse do público pelo "Aquário do Instituto de Pesca" pode ser observada pelos números de visitação: 77.199 em 1998, 113.612 em 1999, 112.372 em 2000, 161.475 em 2001 e 168.395 em 2002, números esses registrados apenas em finais de semana e feriados.


Nota do Blog:
A todos que querem saber um pouco mais sobre o Instituto ai vai o Site: http://www.pesca.sp.gov.br/default.php

O Site é muito completo, você tem desde Notícias até Culinária, vale realmente a pena dar uma olhada.

Estamos aguardando o convite do Renan para conhecermos o instituto de perto.

Vale muito conhecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário