sexta-feira, 19 de abril de 2013

Jogar Pescado no Lixo também é Pesca Predatória, ou não?


Falta de condições leva pescado a ser jogado fora na Panair


Falcão disparou que o setor é vítima de descaso – foto: Diego Caja

Pelo menos 15 toneladas de pescado acabam no lixo na feira da Panair todos os dias, no Centro, por conta da falta de estrutura para conservação dos peixes.

A cifra foi informada ontem pelo presidente da Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca), Walzenir Falcão, apontando a insatisfação da categoria, que cobra a entrega do novo terminal pesqueiro.

Falcão disparou que o setor é vítima de descaso. “É a falta de uma política pesqueira voltada para o setor e interesse político por parte do governo federal. Nós temos o ministro Marcelo Crivella, que precisa dizer o que vai fazer com a pesca no Amazonas. Ele nunca veio aqui e nem deu uma definição da política aqui no Estado”, falou.

Em reunião organizada na balsa usada como terminal de venda, representantes da prefeitura, setor pesqueiro e pescadores discutiram o futuro das atividades de comercialização local.

Walzenir destacou que caso haja a desativação das quatro balsas alugadas para área de comércio, a cidade terá um prejuízo de 80 a 120 toneladas a menos na distribuição, sendo essa a quantidade diária para abastecimento local.

Além do desperdício, a falta de higienização do local e a presença de centenas de urubus ilustram um cenário de abandono e sujeira em umas das principais redes de distribuição e abastecimento de peixe na capital, conforme foi constatado pela reportagem.

O pescador Osvaldo de Oliveira, 55, reclamou das condições da balsa pesqueira utilizada na venda da sua produção. “A nossa dificuldade é que pagamos e não temos direito de nada. Eu pago R$ 30 por noite para ficar na beira da balsa. Não tem energia para carregar um celular, tudo precisa ser comprado”, falou.

Fonte: emtempo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário