quinta-feira, 4 de abril de 2013

Aprenda sobre dois peixes Nobres

Como Pescar Traíra e Tucunaré

Folha da Manhã
Edvalder Morais

Meus amigos pescadores, como prometi na semana passada, nessa coluna irei dar as dicas de como capturar os peixes Traíra e Tucunaré, que são peixes que estão no regulamento do 9º Torneio de Pesca “David Húngaro”.



Traíra: o tamanho mínimo de captura é de 30 centímetros, sendo que ela pode chegar até 60 centímetros e pesar em média quatro quilos.

O Trairão com tamanho mínimo de 40 centímetros podendo chegar a um metro. Deve-se ter muito cuidado com os dentes super afiados, é um peixe voraz e briguento, sua mordida pode estragar a pescaria.

É encontrado em represas, lagoas e rios e principalmente onde haja muitas pedras. A melhor época de sua captura é abril, maio e junho, sendo um peixe que se captura o ano todo (exceto na Piracema).

As iscas que ela mais gosta são: 1° Pedaços de Tuvira, 2° Lambari, 3° Minhoca, entre outras. Esse peixe entra também em Iscas Artificiais.

Equipamento: vara ação média/pesada, molinete tamanho 3.000 até 5.000, linha 0,40 mm a 0,60 mm, anzol do modelo Maruceigo Preto número 26 ou 28, chumbada para água corrente tamanho de 35 a 50 gramas. Cabo de aço de 30 a 50 libras.


Tucunaré: no rio Grande não tem tamanho mínimo para esse peixe, mas é bom captura-lo no mínimo com 25 centímetros. Pode pesar em média três quilos.

É encontrado em locais de muita vegetação, no meio de galhos, toco e trocos afundados na água e arvores submersa. A melhor época de sua captura é janeiro a julho e depois volta a capturá-lo em setembro, outubro e novembro.

Sendo um peixe predador as iscas que ele mais gosta são: 1° lambari vivo, 2° filhotes de outros peixes. Esse peixe entra muito bem em iscas artificiais, sendo as melhores: Meia água tamanho 7,5 a 9,0 centímetros na água turva cores mais escuras e água clara cores mais claras e iscas de superfície e fundo, dependendo da época do ano.

Equipamento: vara ação leve ou média, molinete tamanho 500 ou 1.000, linha 0,30 mm ou 0,35 mm. Anzol: a isca sendo lambari, o modelo é Maruceigo Níkel número 14 ou 16, chumbada de 05 a 10 gramas, (Dicas Casa de Pesca Dourado- 3526-4007).

Lembrando que as inscrições já estão abertas, Casa de Pesca Dourado, Ronaldo Importados, Ronaldo Pneus e Peixinho Ourives.

Fonte: clickfolha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário