segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Torneio de Pesca Esportiva em Diamante do Norte

Pescadores tiveram dificuldade para fiscar o tucunaré (Foto: Reprodução)Pescadores tiveram dificuldade para fiscar o tucunaré (Foto: Reprodução)
Estamos na época da piracema, que é o período de reprodução dos peixes. Por isso, a pesca nos rios do estado está proibida. Mas, para a alegria de quem gosta de ir para o rio atrás de um peixe, alguns torneios de pesca esportiva são liberados pelo Instituto Ambiental do Paraná e a Força Verde.
No Rio do Corvo, em Diamante do Norte, no noroeste do estado, centenas de pescadores do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo se reuniram para uma competição de pesca ao Tucunaré.
Aqui, o objetivo era fisgar o maior peixe. Mas nada de levar embora. O negócio era pescar, medir e soltar em seguida. Segundo Claudio Fioramonti, organizador do torneio, o tucunaré foi escolhido porque é um peixe predador, considerado exótico nessa região do Paraná. O objetivo é não prejudicar os peixes nativos que estão em período de defeso, que é a piracema.
E o pessoal sofreu. Mesmo escolhendo varas especiais, iscas específicas para a espécie, muitos pescadores ficaram na mão. Deu trabalho para pegar o tucunaré. O Valdirlei Araújo pegou um pequeno, mas que foi considerado por ele um troféu, diante da dificuldade que os pescadores estavam enfrentando para pegar peixes maiores.
Toda a competição foi acompanhada de perto por fiscais do Instituto Ambiental do Paraná e por policiais da Força Verde. A piracema termina no dia 28 de fevereiro, quando a pesca volta a ser liberada.
Fonteredeglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário