sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Excelente Dicas sobre o Robalo - o Rei dos Rios do litoral de São Paulo

O Robalo apresenta o corpo alongado, cores que se misturam entre o prata e o cinza e uma inconfundível listra preta que percorre seu corpo todo. Possui o dorso acentuado e dentes pequenos. As espécies mais conhecidas no Brasil são o peva e o flecha.
Quanto a pesca, é sabido que o Robalo é um peixe pra lá de esportivo quando o assunto são iscas artificias. E, para que o pescador tenha sucesso é necessário seguir algumas dicas para capturá-lo. Isso porque de um jeito ou de outro, essa espécie exige um pouco de técnica, além de arremessos certeiros e conhecimento sobre os hábitos que ele possui.
robalos_cardume_net
Onde Pescar:
O pescador leva vantagem quando o quesito é o local que se encontra o robalo, já que ele pode ser pescado tanto em mangues, quanto em praias e canais.
Aqui é importante lembrar a importância da maré, já que por hábito, esse peixe costuma ficar ativo quando a maré está correndo no início da vazante, por isso se há maré ideal, essa é quando ela está correndo o dia todo.
Podemos nos basear também pelas fases lunares e, nesse sentido as melhores ocasiões são em luas minguantes e crescentes.
Quanto o robalo não está caçando, costuma ficar entre as estruturas do local. Elas podem ser troncos submersos, pedras, galhadas e assim por diante.
Situações que podem dificultar a pescaria:
Se a maré estiver movimentando a água muito rapidamente, provavelmente o movimento irá levantar a sujeira que estiver no fundo e, isso fará com que o peixe não queira caçar, já que ele prefere presas fáceis, que ocorrem quando a maré corre de forma devagar.
Equipamentos:
Para esta pescaria a preferência é a utilização de varas de ação rápida, já que elas envergam aproximadamente 1/3 do cabo e não demoram para voltar a posição normal depois da fisgada ou do trabalho com as iscas. A fisgada deve ser imediata e esse tipo de equipamento facilita.
Sticks, Sputinicks e Zaras em geral dão bons resultados. Além dessas ainda podem ser utilizadas bombers, jigs de pena, grubs, plugs de meia-água, streamers, poppers e bugs. Nas cores as mais funcionais são as combinações de branco com vermelho, branco com verde limão, rosa, laranja, verde limão ou transparente.
Dicas Importantes:
• O robalo é um peixe que muda seu comportamento com muita facilidade. Algumas alterações climáticas podem interferir muito no seu comportamento. Ex: ventos, movimento das marés, temperatura, transparência da água, materiais em suspensão, pressão atmosférica, chuva, luminosidade, etc.
• Com a temperatura da água superior a 21 graus, o robalo torna-se ativo na superfície. Abaixo desta até aproximadamente 15 graus CC, pode ser encontrado à meia água e fundo. Temperatura inferiores a 10 graus CC geralmente é imprópria para o robalo.
• A pressão atmosférica é fundamental para a sua pesca, onde o ideal vai entre 1015mb e 1017mb.
• Tente praticar o pincho bem perto das estruturas e, se possível, dentro delas. É lá que o robalo costuma estar.
• Evite fazer barulhos nesse tipo de pescaria e procure aproximação lenta do local que vai pescar.
• Teste os tipos de isca, suas cores e a profundidade, até achar a que está dando mais resultados para aquele momento.
• Use a maré como sua aliada para levar a isca até a estrutura, pesque a favor dela.
Fontepescasp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário