segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Festival do Peixe Ornamental - em Barcelos

Manaus - Criado para divulgar a cultura e a economia local com a apresentação de dois grupos folclóricos representados pelos peixes acará-disco e cardinal, no Piabódromo, o Festival do Peixe Ornamental movimenta o município de Barcelos, neste sábado e domingo.
Para o prefeito José Ribamar Beleza, o evento já se consolidou como um dos maiores eventos do Estado por atrair um grande número de visitantes. Atualmente, Barcelos é considerado pelo Ministério do Turismo o terceiro polo condutor de turismo com a pesca esportiva.
“O festival tem o objetivo de divulgar a cultura e os produtos regionais, principalmente, o peixe ornamental, por sua potencialidade como fonte de renda para a população de nossa cidade. Além desse ganho local, também ficamos felizes por contribuir com o turismo do Estado através da pesca esportiva, prática que tem contribuído para atrair visitantes à festa”, afirmou o prefeito.
Ele lembrou que a prefeitura e o governo do Estado já preparam o Piabódromo para receber os ‘peixes anfitriões’ da festa. Neste ano, a agremiação Acará-Disco vem com o tema ‘20 anos de cultura de um povo’, enquanto o grupo recreativo Cardinal apresenta ‘Cardinal, terra mãe sustento de um povo’.
Os peixes
O Cardinal é conhecido por suas cores azul e vermelho, sendo o peixe ornamental mais exportado da Amazônia brasileira ao dominar quase 80% do volume anual de exportações. Já o acará-disco possui as cores preto e amarelo e é considerado favorito pelo mercado internacional. É comum encontrá-lo nas águas do Rio Negro e de seus afluentes.
Fonted24am.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário