terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Cadê a Chuva de Amparo?



Mortandade de peixes ocorreu devido a queda do nível do rio em Amparo (Foto: Osni Machado/ PMA)Mortandade de peixes ocorreu devido a queda do
nível do rio (Foto: Osni Machado/ PMA)
Com a queda do nível do Rio Camanducaia devido à pouca chuva nas últimas semanas, dezenas de peixes cascudos foram encontrados mortos no Centro de Amparo (SP) nesta segunda-feira (3). Segundo a Prefeitura, caso os baixos índices de chuva persistam, há possibilidade da cidade enfrentar racionamento a partir de abril.
"Nunca tinha visto isso, nem imaginava que tinha tanto peixe assim no rio", conta o internauta Kessler Camargo, de 18 anos, que mora próximo ao terminal rodoviário, onde os animais foram encontrados mortos. "O rio está quase sem água e o cheiro é muito desagradável", diz. Para evitar o possível desabastecimento, a Prefeitura de Amparo deve começar uma campanha emergencial para economia de água.
Reservatórios
Nesta segunda-feira, os marcadores dos reservatórios do Sistema Cantareira chegaram 21,24%, quando o ideal para a época é de 70% de água. O consórcio das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), abastece diretamente três milhões de pessoas na região de Campinas e nove milhões na Grande São Paulo. Além de Amparo, as cidades que podem ser afetadas com o racionamento são Campinas, Pedreira, Jaguariúna, Piracicaba, Atibaia, Bragança Paulista, Valinhos e Jundiaí.

Com a pior vazão dos rios nos últimos 10 anos, é possível ainda que haja escassez hídrica durante a Copa do Mundo, em junho, quando cidades da região recebem as seleções de Portugal, Nigéria e Costa do Marfim, já no período de estiagem.
Racionamento

As regiões de Campinas e Piracicaba (SP) podem enfrentar racionamento de água a partir de abril, caso persistam os baixos índices de chuva. O alerta é do consórcio que administra o Sistema Cantareira, e a previsão é que caso o nível dos rios não suba, toda a água armazenada nos reservatórios deve ser consumida nos próximos 90 dias.
Peixes são encontrados mortos devido ao baixo nível de rio em Amparo (Foto: Osni Machado/ PMA)Peixes são encontrados mortos devido ao baixo nível de rio em Amparo (Foto: Osni Machado/ PMA)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário