segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Não Sabiam que o Lago tinham Peixes? Não tiveram Tempo de Tirá-los? Que Prefeito é Esse?

Jaú está bem de Prefeito, hein?


Lago está sendo esvaziado pela prefeitura de Jaú (Foto: Luiz Carlos Pavão)

Lago está sendo esvaziado pela prefeitura de Jaú (Foto: Luiz Carlos Pavão)
Vários moradores estiveram no lago do Silvério neste final de semana em Jaú (SP) por causa do aparecimento de peixes mortos no local, além de tartarugas e patos, que apareceram no meio da lama. De acordo com a prefeitura, o local está sendo esvaziado para a realização da primeira etapa de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A intenção é acabar com as enchentes na região da cidade em períodos de chuva.
Peixes foram encontrados mortos no Lago do Silvério em Jaú (Foto: Divulgação / Luiz Carlos Pavão)Peixes morreram no Lago do Silvério em Jaú
(Foto: Luiz Carlos Pavão/arquivo pessoal)
"Não tivemos tempo hábil para retirar os peixes. Não sabíamos se no lago tinham três ou 50 peixes. Não tenho como precisar. O que entendemos é que a quantidade não era grande. Foi introduzido na área de forma irregular e que não estava no projeto original do lago”, informou Pedro Cesar, assessor da prefeitura.
Em relação aos patos e tartarugas, a assessoria da prefeitura afirmou que os animais serão retirados do lago nesta segunda-feira (17). “Não havia condições técnicas para retirar os patos com o lago cheio de água. Eles voavam de um lado para o outro e poderíamos machucá-los. Agora, podemos fazer a remoção deles com mais calma. Os patos e as tartarugas serão levados pela Secretaria do Meio Ambiente até um local adequado”, disse Pedro.
Mesmo com a explicação da prefeitura, alguns moradores acreditam que poderia ter sido feito um planejamento melhor em relação aos peixes e animais que habitam o lago. “Fui dormir com dor no coração. É triste ver tartarugas agonizando, peixes mortos. Fiquei angustiada de ver aquela cena. Faço tudo para os meus animais e vê aquilo é triste demais”, contou Viviane da Costa Paiva, que mora próximo ao lago.
Várias tartarugas apareceram na beira do lago neste fim de semana (Foto: Viviane da Costa Paiva)Várias tartarugas pararam na terra e na lama
(Foto: Viviane da Costa Paiva/arquivo pessoal)
Ela ressaltou que a área é frequentada por muitos moradores, principalmente aos finais de semana. “Tem ciclovia, árvores. As pessoas iam para dar comida para os peixes, caminhar, passear. Agora não tem nada, só lama e animais agonizando”.
Ainda de acordo com o assessor de imprensa da prefeitura, o objetivo é dar segurança para a população daquela região da cidade. “É um processo de recuperação da área para se tornar mais segura. As obras para conter o assoreamento são extremamente necessárias. O lago estava perdendo a calha e a finalidade de conter as águas pluviais”.

Pedro Cesar também enfatizou que a população terá em breve o lago revitalizado. “O lago será transformado em uma lagoa de contenção de águas de chuva da bacia do córrego dos Pires. Primeiro serão corrigidos os problemas com a alta vazão de água e da falta de canalização na Vila Netinho e, depois, a prefeitura fará a revitalização paisagística do entorno do lago para que a população tenha a área de lazer com mais segurança”.
Patos apareceram na lama no final de semana e prefeitura prometeu retirar animais (Foto: Luiz Carlos Pavão)Patos ficaram na lama e prefeitura prometeu retirá-los nesta 2ª feira (Foto: Luiz Carlos Pavão/arquivo pessoal)
Fonte: g1.globo.com/sp/bauru-marilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário