domingo, 16 de fevereiro de 2014

Mais sobre o Torneio de Pesca de Carlópolis

O PesCar entra novamente para o RankBrasil como o Maior torneio de pesca esportiva em barco motorizado do país. Em 2012, a competição conquistou o título nacional com 302 embarcações. Na 13ª edição, realizada em 24 de março de 2013, o evento superou o próprio recorde apresentando 309 veículos. 
Aproximadamente 1.250 pescadores participaram, de 55 municípios dos estados do Paraná e São Paulo, além de um público de cerca de 13 mil pessoas. Promovido pela Associação dos Funcionários Municipais de Carlópolis (Afucar), o torneio acontece na Represa de Chavantes de forma ininterrupta desde o ano de 2000.
“O principal objetivo do PesCar é incentivar a pesca esportiva como forma consciente de lazer, que significa pesque e solte. É uma prática que tem aumentado bastante em todo país”, afirma Jayme Egivaldo Soares, um dos organizadores do torneio. 
Para a competição oficial, o único peixe válido é a corvina e as outras espécies são descartadas: “Quando uma embarcação pesca duas corvinas, os juízes vão medir os peixes e o menor também é lançado de volta à represa. Vence quem pescar o mais comprido”.  
De acordo com o organizador, o torneio nasceu como forma de confraternização entre os pescadores da região e proporciona interação de toda família, uma vez que oferece a pesca esportiva mirim, uma parceria com o Rotary Club. Também impulsiona o turismo no município, com destaque para o turismo da pesca. 
Sobre o recorde, Jayme revela que estar no RankBrasil é uma forma de engrandecer a competição, divulgando o evento em todo o país, além de consolidar o PesCar como o maior torneio de pesca esportiva em barco motorizado do Brasil. 
Visão ambiental e social
Durante a competição é realizada a soltura de alevinos para o repovoamento de peixes, sendo que em 2013 foram 30 mil. Com a finalidade de promover a solidariedade, o evento arrecadou 3.090 kg de alimentos não perecíveis, doados para entidades filantrópicas do município. Já os peixes, depois de devidamente medidos, foram entregues ao asilo São Vicente de Paula e APAE. 
Campeões de 2013
A campeã da 13ª edição do torneio foi a Vira Copo de Carlópolis, que pescou uma corvina de 66,5 cm, recebendo como prêmio um motor Mercury 25 HP. A equipe Macedo, de Siqueira Campos, conquistou a segunda colocação, com um peixe de 62 cm, obtendo um motor Mercury 15 HP. O terceiro lugar ficou com Os Corvineiros de Santa Mariana, pescando uma corvina de 58 cm e ganhando um barco de seis metros borda alta. 
Outros prêmios
Além de premiação para os primeiros colocados, o PesCar realiza show de prêmios entre os telespectadores, em 2013 com um carro zero quilômetro e uma televisão 40 polegadas. Na edição, a organização do evento ainda sorteou uma moto zero quilômetro entre as equipes que fizeram a inscrição antecipada.
Represa de Chavantes
Localizada a aproximadamente 200 km de Londrina, Carlópolis está situada na região denominada Norte Pioneiro do Estado. O município possui seis mil alqueires de áreas inundadas, sendo banhado pela Represa de Chavantes, onde acontece o PesCar. Com área delimitada, o torneio tem saída do Centro de Eventos Ilha do Ponciano. 
PesCar 2014
Evento tradicional na cidade, a 14ª edição do PesCar será em 30 de março de 2014. De acordo com os organizadores do torneio, a perspectiva é um aumento de 15% no número de embarcações, superando novamente a marca brasileira. 
Prêmios do 14º PesCar
  • 1º lugar: 01 barco 6 metros, 01 motor 15 HP, 01 carreta para barco e 01 motor elétrico
  • 2º lugar: 01 barco 6 metros e 01 motor 15 HP
  • 3º lugar: 01 motor 15 HP
  • 4º lugar: 01 barco 6 metros
  • 5º lugar: 01 barco
  • 6º ao 10º lugar: motores elétricos 

Fonte: newsrondonia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário