quinta-feira, 13 de março de 2014

Torneio de Pesca Esportiva no Paranoá - em Brasília

A pesca esportiva tem tudo para se tornar um importante atrativo turístico na capital federal. Com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), será realizado no próximo dia 22 de março, no lago Paranoá, o Iº Torneio de Pesca Esportiva da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). Esta região é constituída pelo Distrito Federal e alguns municípios dos estados de Goiás e Minas Gerais, na área de influência de Brasília.
O torneio, que promete se tornar uma atração no calendário esportivo e de lazer do DF, está sendo organizado pela Federação Candanga de Pesca Esportiva (FCPE) e por diversas associações de pesca esportiva, turística e ambiental da região. A iniciativa também conta com o apoio da Associação dos Aquicultores e Pescadores Artesanais da RIDE (HAJA PEIXE).
Segundo Kelven Lopes, coordenador do Núcleo de Planejamento e Ordenamento da Pesca Amadora (NUPA) do MPA, a iniciativa agrega valor à cidade de Brasília tanto como atração turística quanto pela concepção do evento de valorizar o ecossistema  do lago e a  sua conservação ambiental.
As emoções do torneio, para Kelven, serão ainda maiores pela espécie alvo dos competidores: o tucunaré, um dos principais e mais “valentes” peixes esportivos do Brasil. O torneio terá como ponto de apoio a sede da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (ASCADE), na Asa Sul, às margens do lago, e será na modalidade “pesque-e-solte”. Assim, os exemplares fisgados, após serem medidos – os maiores serão valorizados - retornarão para o seu lar, ou melhor, para as águas do Paranoá.
Uma nova atração
Para Delcimar Pires, presidente da Federação Candanga de Pesca Esportiva, a iniciativa visa divulgar o potencial turístico e os atrativos da pesca esportiva do lago Paranoá. “Vamos promover o lazer e a pesca esportiva entre os adeptos do esporte ao ar livre”, diz.
Delcimar recorda que o torneio ajuda a desenvolver a consciência ecológica dos participantes e da comunidade, em especial por promover atitudes e comportamentos positivos, como manter o lago limpo e despoluído.
Ao final serão premiadas com medalhas as dez equipes com maiores somas totais dos exemplares capturados.
Haverá sorteio, entre as equipes participantes, de equipamentos e petrechos de pesca esportiva. O primeiro grupo sorteado ganhará um motor de popa de 15 hp, o segundo um barco de alumínio de 5,0 metros, e o terceiro três motores elétricos. Ao todo, serão seis premiações, e os demais brindes incluem varas, carretilhas, molinetes e até a oferta de duas diárias para duas pessoas em uma pousada na região do reservatório de Serra da Mesa, em Goiás.
Regulamento e inscrição
Conforme o regulamento do Iº Torneio de Pesca Esportiva da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), apenas os peixes das embarcações registradas e nas condições previstas serão aceitos. Cada centímetro do tucunaré valerá um ponto.
A ASCADE receberá os barcos para pernoite após as 17 horas do dia 21 de março, sexta-feira. Cada embarcação terá no máximo três tripulantes. A preparação da largada ocorrerá entre  6h30min e  8h. Na saída, as embarcações com motores acima de 30 HP se posicionarão na linha de frente, e as menores logo atrás. A pescaria se estenderá até às 16 horas.
Os interessados em participar do torneio devem se inscrever até o dia 20 de março, nos patrocinadores ou mediante depósito direto na conta da FCPE (Banco do Brasil, ag. 3606-4, conta 2020-6). O valor é de apenas R$ 50,00 por equipe. O  comprovante de pagamento ou o recibo de depósito deverá ser encaminhado para o email fcpedf@gmail.com. Contatos sobre o evento podem ser feitos com os organizadores Garibel (61) 9962.9583, (61) Elmar 9968.9884, Binho (61) 9983.7557 ou na ASCADE, (61) 3326.4503. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário