segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Quem perde são os Pescadores, a População e a Cidade

Estrutura comprometida, mato, destruição e lixo tomam conta de um dos cartões postais da cidade de União (54 km de Teresina), construída para fins como:pesca, turismo e agricultura, hoje o local se encontra quase inútil para os fins citados. Isso por conta do péssimo estado de conservação do local. 
Inaugurada em março de 1984, pelo prefeito Edmilson do Rêgo Mota, administrador da época e tendo Hugo Napoleão como governador a barragem de União passou a ser um ponto turístico dos unionenses. De lá para cá não se sabe notícias de reformas, o que nos leva a crer que elas nunca aconteceram.
A única feitoria realizada no local foi à inserção de passarelas que possibilitam a passagem de pessoas no período das cheias. Nossa reportagem foi ao local e constatou que o local continua precisando cada vez mais de uma reforma em toda sua estrutura, inclusive nos três sangradores. 
Entrevistamos uma moradora da região que preferiu não ser identificada na matéria. Ela afirmou que mora há 50 anos nas proximidades da barragem e relatou que viu quando a obra foi construída. Para ela era um motivo de alegria, pois de lá pegava água para beber, lavar roupa, pescar e fazer seu lazer com a família. Ela lembra que nos primeiros momentos o prefeito da época colocou muito peixes ao ponto de ter um vigia para que não pescassem e somente alguns meses depois a barragem foi liberada para pesca. “Hoje só sinto tristeza e saudades dos tempos que sua estrutura era boa”, frisou a moradora.
Fotos feitas pelo signatário deste blog flagraram vários pontos críticos da Barragem Filinto Rêgo. Um dos exemplos é o famoso quiosque que se encontra todo danificado. As telhas quase todas no chão, sem grade de proteção, banheiro em péssimas condições de uso. O local é usado como ponto de prostituição e uso de drogas. Durante a passagem de nossa reportagem foi possível avistar a presença de vários usuários de drogas e vários preservativos usados por todo local.
Na barragem ainda se pode ver alguns pescadores tentando pescar, a prática sempre aumenta com a chegada das chuvas que por sua vez, aumenta o volume das águas. Alguns pescadores acreditam que se uma enchente grande ocorrer novamente como a que ocorreu em 2009 a barragem corre sério risco, pois a força da água pode chegar a romper a estrutura do meio. Os pescadores que frequentam o local afirmam que o primeiro e segundo sangradores estão visivelmente comprometidos.
Já outro morador que também pediu para não ser identificado contou a sua experiência de vida com a barragem. “Eu era criança quanto tudo isso foi construído, vinha com meus irmãos todos os dias tomar banho, brincar e pescar, hoje lamentoo fato de os gestores não realizarem se quer uma reforma de local que é sem dúvida um grande lazer e cartão postal da cidade”, pontua. 
O DIA percorreu por toda barragem, lixos e restos de animais foram encontrados colocando em risco a contaminação de toda a água, além da água que vem do lixão localizado a mais ou menos 800 metros. 
Osvaldo Melo que é ex-vereador da época relata que a barragem Filinto Rêgo era um projeto grandioso. “Ali seria construído um balneário e uma barragem, mas somente a barragem saiu do papel”, conta o ex-parlamentar.
Prefeitura tem projetos para barragem
Procuramos o órgão municipal responsável pelas obras do município (Secretaria de Obras) atualmente representada pelo secretário Gilson Medeiros. Em conversa com este blog, o secretário informou que há um projeto já aprovado para a barragem. Ele afirmou que o que falta é a liberação dos recursos para execução do tal projeto. “É uma emenda parlamentar federal com parceria do Governo Estadual, o governador Wilson Martins esteve na barragem e se prontificou em agilizar a liberação dos recursos”, disse. 
Sobre o lixo no local e o lixão que se encontra nas proximidades, Gilson Medeiros esclareceu que já foram tomadas medidas no sentido de amenizar a situação, ele relata que em reunião com o prefeito Gustavo Medeiros ficou resolvido que será realizada uma campanha educativa visando à conscientização da população para que não joguem lixo nas dependências da barragem.
O secretário enfatizou ainda que nos caminhões de lixo serão colocadas lonas para que o lixo não caia em durante o trajeto até o lixão. Ele acredita ainda que com o novo caminhão de lixo que voltará a cidade depois de ser consertado por ter apresentado um defeito de fábrica irá melhorar muito a coleta de lixo.
Fonte: Ossian Melo
Edição: edição de Ossian Melo Revisão: Geysa Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário