quinta-feira, 25 de julho de 2013

Rondônia - A Melhor do Mundo

“Rondônia é o maior produtor de tambaqui do Brasil, ou melhor, do mundo. Temos tecnologia, genética, clima e água e precisamos divulgar o nosso produto”.


 A constatação é da assessora especial para o Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Ilce Santos Oliveira, que anuncia a realização do Congresso Água Produtiva – 1º Congresso Rondoniense de Peixes Nativos da Amazônia Continental, de 9 a 12 de outubro, em Porto Velho, com a participação de todos os oito países da Amazônia Ocidental e estados brasileiros com produção de pesca e aquicultura.

O congresso será uma oportunidade para troca de informações e servirá para a prospecção de novos mercados para os produtores do estado. “Rondônia produz bem e não conta para ninguém. Temos muito a ensinar sobre o assunto e também o que aprender com as experiências de outros produtores”, afirma a assessora.

Boa parte da produção de peixes de Rondônia é comercializada em Manaus, onde enfrenta a recente concorrência de estados, como Acre, Roraima e do próprio estado do Amazonas, que estão investindo no setor. “O desenvolvimento da piscicultura em outros estados está aumentando a concorrência e nós estamos trabalhando para conquistar outros mercados”, explica Ilce Santos.

A produção de peixe em Rondônia é calculada em 45 mil toneladas, de acordo com licenças de empreendimentos emitidas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Já a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), que fez um cadastramento dos produtores durante a vacinação contra a febre aftosa, calcula a produção anual em 38 mil toneladas.

Fonte: rondoniadinamica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário