segunda-feira, 8 de julho de 2013

Calendário de Pesca na Lagoa dos Patos

O Ministério da Pesca deverá convocar, nas próximas semanas, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e do Ibama para discutir a adoção de um calendário de pesca móvel no estuário da Lagoa dos Patos. Nesta quinta, o ministro Marcelo Crivela (PRB) esteve reunido com o deputado federal Fernando Marroni (PT-RS) para encaminhar o assunto.

“O nível de salinização da lagoa varia de acordo com as condições climáticas, que nem sempre coincidem com o calendário fixo, por isso ter uma data exata para a abertura de safras como a do camarão e da tainha nem sempre funciona”, argumentou Marroni. Amparado em uma antiga reivindicação e várias argumentações de pescadores e pesquisadores da pesca na região, o parlamentar defende que o ministério passe a adotar um sistema de definição do período das safras a partir de estudos técnicos anuais coordenados pela Furg e pelo Ibama.
A partir da explanação e da análise da situação das últimas safras de camarão, o ministro Crivela decidiu convocar os órgãos envolvidos para discutir uma possível alteração na portaria 171/98 que regulamenta a pesca na Lagoa dos Patos. “Vamos convocar o Ibama e a Furg para debater esse assunto e saber da possibilidade de alterarmos essa portaria”, disse.
Fonte: jornalagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário