A equipe “Arara Azul”, composta pelos pescadores Jesiel Verner e Dourivan Lopes, de Jacundá, venceu a 8ª edição do Torneio de Pesca Esportiva (Torjac), na categoria especial, com 25.954 pontos. Na categoria, comum, o primeiro lugar ficou com a dupla Alencar e Nonato, de Tucuruí.
O maior tucunaré fisgado na competição também é do pescador Jesiel Verner. O certame esportivo aconteceu no fim de semana passada, na comunidade de Porto Novo, e reuniu um seleto grupo de pescadores esportivos durante o evento organizado pela Associação dos Pescadores Esportivos de Jacundá (Aspej).
Neste ano, o torneio de pesca aconteceu sob a responsabilidade de uma associação criada pelos próprios pescadores com o intuito de promover a pesca esportiva na região do Grande Lago, a represa da Hidrelétrica Tucuruí e que atinge sete municípios do sudeste do Estado, entre eles Jacundá e Goianésia do Pará.
O presidente da entidade, Eraldo Valin, explica que “a realização do torneio aconteceu dentro das expectativas dos organizadores, com apoio das prefeituras de Jacundá e Goianésia, governo do Estado, empresas parceiras e apoiadores diretos e indiretos”, além da Colônia de Pescadores Z-43 e Central das Colônias do Araguaia e Toncatins (Cecoat).
Realizado nos dias 11 a 13, o Torjac teve sua abertura na noite de quinta-feira. Na manhã de sexta-feira, as 25 equipes - sendo 5 na categoria comum e 20 na especial -, inscritas partiram em busca de fisgar o maior e maior número de peixes da espécie tucunaré, o único permito pelo certame. Durante os dias de pesca, os pescadores conseguiram capturar 116 exemplares, o que totalizou 162,66 quilos.
A classificação do torneio, na categoria comum, teve como vencedor a dupla Adonias Cavalcante e Raimundo Nonato (Alencar e Nonato), da cidade de Tucuruí, que fisgou 9 peixes que totalizaram 12.547 gramas. A dupla Celso Bernardis e Inaldo Francisco Lima (Pescamania), também de Tucuruí, ficou em segundo lugar, com 6 tucunarés fisgados. Em terceira colocação a dupla “Os pesca Lata”, de Fábio Sanches e Tiago Sparthy, capturaram dois exemplares.
Na categoria especial a dupla vencedora foi a equipe “Arara Azul”, dos pescadores Jesiel Verner e Dourivan Lopes, de Jacundá. Eles conseguiram fisgar 12 tucunarés, que juntos obtiveram o peso de 19.954 gramas. “É uma conquista valorosa para nós e mais um troféu pra minha coleção”, disse o pescador. Em seguida veio a equipe “Pai e Filho”, composta por Agnaldo e João Victor Fidélis, com 10 tucunarés. Em terceiro lugar Jorge Moreira Igreja e Francisco Oliveira da Silva, da equipe Sangue Bom, com 10 peixes.
O torneio premiou com troféu o pescador Edimilson Rodrigues Angeli que fisgou o maior tucunaré na categoria comum. Ele pescou um peixe com 2978 gramas e 60 centímetros de comprimento. E, na categoria especial, o pescador Jesiel Verner fisgou o maior tucunaré que obteve o peso de 3926 gramas e 60 centímetros. Paulo Barbosa apresentou o menor tucunaré do torneio: um peixe de 496 gramas e 35 centímetros.
Durante a premiação, o tesoureiro da Aspej, Ananias Gomes, agradeceu a participação da classe de pescadores esportivos e a presença de autoridades políticas pelo apoio à realização do evento. À reportagem, ele ressaltou a importância do torneio para o turismo de pesque e solte: “a pesca esportiva é um setor importante para a economia regional, por isso, vejo a necessidade de os governos (estadual e municipal) incentivarem e promoverem essa modalidade, principalmente conscientizando os ribeirinhos sobre essa importância e combatendo a pesca predatória”, finalizou.
Fonte: jacundatudodebom.com.br