quinta-feira, 19 de junho de 2014

"Os Porcarias" vencem o 2º Torneio de Pesca realizado nas águas do Rio Bahia

O evento também faz parte das comemorações do mês de junho, dedicado ao padroeiro da cidade, Santo Antônio de Pádua - Foto : PMB/Divulgação
No último final de semana, centenas de pessoas participaram do 6º Passeio Ecológico e do 2º Torneio de Pesca realizado nas águas do Rio Bahia, afluente do Rio Paraná, em Batayporã. Os dois eventos marcaram as comemorações alusivas à Semana do Meio Ambiente.

De acordo com os organizadores, o evento tem como objetivo alertar a população sobre a importância da preservação do Meio Ambiente e despertar nas pessoas o olhar para o potencial turístico do local, que conta com inúmeras belezas naturais.

O evento também faz parte das comemorações do mês de junho, dedicado ao padroeiro da cidade, Santo Antônio de Pádua. No sábado (7), durante o percurso, a imagem do santo foi conduzida à frente das embarcações. Esta foi à sexta edição do passeio, que contou com a participação de cerca 40 embarcações e aproximadamente 700 pessoas, divididas entre moradores da região e dos estados vizinhos, como São Paulo e Paraná. Ao final, foi servido um almoço a todos os participantes.

Ainda no sábado, compareceu ao evento, o superintendente da Pesca e Aquicultura do Estado de Mato Grosso do Sul, Cesar Moura, que na oportunidade, elogiou a atividade e anunciou a reforma na sede do Destacamento da Policia Militar Ambiental de Batayporã e, também, a entrega de novas viaturas, que nas palavras dele, irá aperfeiçoar ainda mais os trabalhos do militares.

Torneio de Pesca
No domingo (8), por volta das 6h, uma longa fila de carros de passeio atrelados a carretas com barcos de pesca, vindos de toda a região, já aguardavam para entrar no local, onde participariam do evento. Cerca de 60 equipes, formadas por três pessoas cada, e munidas de equipamentos de pescas, devidamente autorizados pelas autoridades ambientais, arriscaram a sorte, em busca de alguns exemplares que somassem uma boa pontuação na conquista dos prêmios oferecidos pela organização.

De acordo com alguns pescadores, mesmo com os variados tipos de iscas e tratos, o vento forte e água um pouco fria, afugentou os bons exemplares dos anzóis, restando aos participantes disputar pelas espécies de peixes que não se afastam com esse tipo de clima, como as Traíras e as Piranhas.

Ricardo Celestino Mendes de 56 anos, morador em Marilena (PR), foi um dos participantes da pescaria. Ele disse ter vindo com um grupo de amigos conhecer o local, e que, estava impressionado com a quantidade de pessoas participando. “O peixe é apenas um detalhe, o mais importante é estar aqui conhecendo este lugar maravilhoso. Meu pai sempre dizia que mais vale um dia ruim de pesca do que um dia bom de trabalho”, exclamou bem humorado o “pirangueiro”, como gosta de ser chamado.

O torneio terminou por volta das 14h sob forte chuva, o que não afetou o ânimo dos pescadores. Após a apuração da pontuação, sagrou-se campeão o trio “Os Porcarias” da cidade de Batayporã, formado por Gilberto Cesar, Vagner Fiumari e Vanderlei Ribeiro. Eles levaram para casa, como prêmio, um motor de popa 15 Hp, zero. Em segundo lugar, ficou a equipe “Real Forte”, da cidade de Nova Andradina, que faturou um barco de alumínio. Na terceira colocação ficou a equipe “Taquarussu”, da cidade de mesmo nome, que ganhou um motor elétrico para barco.
Além de várias pessoas da comunidade, o prefeito Beto Sãovesso (PSDB), acompanhado da primeira-dama, Maria Pastora e de vereadores e secretários municipais, participaram do evento. Outras autoridades também marcaram presença, entre elas, a deputada estadual Dione Hashioka, o prefeito de Taquarussu, Roberto Nem e o presidente da Câmara de Batayporã, Edmilson Aparecido (Gaisero), todos do (PSDB).


Ao fazer uso da palavra, durante solenidade de premiação, o prefeito convidou os participantes a zelar pela preservação na natureza. Segundo ele, é necessária mais ação no que diz respeito às causas ambientais. O chefe do Executivo Municipal fez questão de agradecer a todos os colaboradores, em especial, a Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros. “Este evento tem como objetivo atrair as pessoas para a conscientização. Temos que manter o nosso planeta bem cuidado. Como sempre digo: Nossos filhos e netos tem o direito de um dia estar aqui, em meio à natureza, assim como nós estamos agora”, finalizou. Para o próximo ano, os organizadores estudam a possibilidade em transferir a data do torneio de pesca para o mês de outubro.

Fonte: jornaldanova.com.br/noticia/batayporã

Nenhum comentário:

Postar um comentário