quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Torneio de Pesca com Preservação Ambiental só pode dar em Sucesso

“Com esse Torneio a Apesc quer provar que o Rio Doce está vivo,  que precisamos preservá-lo e podemos usufruir dele de forma sustentável. Que com força política, a força de toda a população colatinense e das pessoas preocupadas com o meio ambiente vamos recuperá-lo. Desejamos que a pesca seja praticada de forma educada, sustentável, para que no futuro o rio tenha mais peixe”.

Assim resumiu o presidente da Apesc (Associação de Pesca Esportiva de Colatina), Rômulo Giacomin, sobre a realização do 4º Torneio de Pesca Embarcada de Colatina, no último sábado (07), no Cais do Pôr do Sol na Praça Sol Poente. 

Segundo Giacomin, o evento foi além das expectativas, tanto relacionadas à participação de pescadores quanto de público. Em mais de 100 embarcações, participaram 227 pescadores, de Colatina, Vitória, Barra de São Francisco, Santa Maria de Jetibá, Ibiraçu, São Mateus, Linhares e São Paulo.



Quanto ao público, a estimativa é de que mais de mil pessoas compareceram.  Pela manhã, na saída dos pescadores para o rio, a partir das 7 horas, o público ainda era pequeno, mas à tarde, a partir das 14 horas, foi grande a presença aguardando a chegada dos participantes.
O maior robalo em peso (1,940 kg) foi pescado pela equipe Refix, de Raí Sarmento. A equipe Seca Poço formada pela dupla, Antonio Galon e Edvaldo Rossi da Silva, pescou o maior Tucunaré (770 gramas). O troféu de maior dourado (9,405 kg) ficou com a equipe MM (Wolner Martinelli Ailton Manfioletti e Edson Depiante).

O maior peixe do Torneio, que deu troféu à equipe de Elídio Torezani, Douglas Schaefler do Nascimento e Odilson Júnior,  foi um peixe da espécie Cachara, de 10,20 kg. O troféu de maior quantidade de peso (14,240 kg) ficou também com a Equipe Seca Poço. Todos receberam troféu e ganharam jantares em restaurantes da cidade.  No total foram pescados 90 quilos de peixes.

Foram realizados ainda,  sorteios de um barco e de um motor, além de diversos brindes de materiais utilizados pelos pescadores. Antonio Idalécio ganhou o barco “Surubim”, da marca Fluvináutica e Alan Bergamin, o motor 15 HP da Yamaha.

Além da premiação, foi feita uma homenagem ao pescador Hélio Gaúcho, 77 anos, ex-professor e participante de todas as edições do Torneio, que recebeu um troféu da Apesc. Durante toda a manhã ele esteve presente no Cais do Porto e fez vários passeios com a família no Rio Doce, no barco de um colega.

Como convidado especial do Torneio esteve presente o jornalista Francisco Melega, o “Pepe”, da Revista e do Programa de TV, Pesca e Cia. Ele veio a Colatina com o objetivo de conhecer de perto o evento e o trabalho que a Apesc faz em defesa do rio, para divulgação na edição de outubro na revista.

O jornalista também fez uma palestra aos presentes, sobre as experiências que teve nos lugares que conheceu, tanto no Brasil, quanto em outras partes do mundo, que adotaram a prática do “Pesque e solte” em defesa dos rios, e que conseguiram se sobressair no turismo com a pesca sustentável. 

Trabalho de preservação

O prefeito Leonardo Deptulski participou da cerimônia de premiação  ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Valverde; do Superintendente de Turismo,  Elói Fiorotti; do deputado estadual, Genivaldo Lievore; do vereador Marco Cani; e do diretor administrativo do Sanear, Antonio Demoner. Da Apesc, o seu presidente e o vice-presidente João Guimarães.

O prefeito, assim como membros do legislativo, colocaram-se à disposição para a criação de leis municipais que sejam importantes para a preservação do Rio Doce, principalmente relacionada às espécies de peixes que ainda são encontradas.

“Queremos continuar esse trabalho. Conversamos com o Pepe, que falou das experiências que ele conheceu e que vão nos ajudar  muito para criarmos leis que protejam o rio. O que precisamos fazer para recuperá-lo é um trabalho gigantesco, mas cada um fazendo a sua parte. Como os que fizeram este evento aqui, que é feito por muitas mãos”, explicou Leonardo. 

O Torneio foi patrocinado pela Casa Nogueira, e teve apoio da Samaritana Móveis, Ponto por Ponto, Gráfica Marteleti, Chara Auto Peças e Serviços, Digital Foto Líder, Felina Cosméticos, Pneumax, Lincar Náutica, Mecânica Irmãos Cani, Celular.com. Faculdade Castelo Branco, Meridiano, com apoio da Prefeitura de Colatina.

Fonte: globotv.globo.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário