sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Em Jaguaribara...a Tilápia é a Fonte de Renda

Durante toda a manhã de ontem, este município foi uma das cidades a participar da X Semana Nacional do Peixe. Na programação houve oficinas e um almoço com pratos típicos à base de tilápia, o principal pescado comercializado na região. Piscicultores do Açude Castanhão comemoram o aumento das vendas este ano.

A criação de tilápia feita no Açude Castanhão responde por 50% de toda a produção do tipo de pescado no Estado. Os piscicultores atuam em apenas 40% do parque aquícola do local fotos: Ellen freitas
É da tilápia que cerca de 800 famílias sobrevivem. Seja diretamente na piscicultura, como criadores, trabalhando diretamente, ou indiretamente, no beneficiamento do pescado.

Hoje, o Parque Aquícola do Castanhão representa quase 50% da produção de tilápia do Estado, onde os piscicultores ocupam apenas 40% de todo o potencial do parque.

Durante a manhã, os participantes puderam aprender a fazer diversos produtos a partir do couro da tilápia. A oficina foi ministrada pela artesã e Presidente da Associação dos Produtores e Processadores de Peixe de Jaguaribara e Lages (Aplages), Conceição Viana, que há sete anos realiza o trabalho.

"Esse trabalho veio a partir do Senar aqui em Jaguaribara, onde todos os artesãos foram convidados. Da nossa associação, que tem 35 pessoas, quatro trabalham diretamente com o curtimento e artesanato do couro da tilápia", explica.

Da matéria prima é possível confeccionar cintos, carteiras, bolsas, porta documentos, entre outros objetivos. As peças são comercializadas na unidade da Associação, na própria cidade, e em feiras de artesanato. Recentemente, as peles estiveram expostas nos estados de Belo Horizonte, Rio Grande do Norte e também Rio de Janeiro.

"Ninguém imaginou que pudéssemos fazer esse trabalho com couro da tilápia, que servia apenas para alimentação e até hoje ainda dá trabalho de convencer as pessoas que aquilo é de couro de tilápia", conta Conceição. Durante a tarde também houve oficina de culinária, onde foram feitos vários pratos à base do pescado.

Para os piscicultores, o momento é de crescimento nas vendas do peixe. O grande desafio para a categoria é a certificação do produto para que eles possam ser comercializados em redes de supermercados e restaurantes da capital. Um dos pioneiros da piscicultura em Jaguaribara, Emído Chaves Oliveira, conta que a burocracia dificulta a venda do peixe. "Hoje nós só não vendemos mais porque não temos o selo de inspeção estadual, que dá garantias para que o nosso produto seja comercializado livremente", lamenta.

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