segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Festa da Pescaria em Itaiçaba - CE

Reunir centenas de pescadores em uma grande festa já é tradição neste município, localizado a 164km de Fortaleza. As histórias destes homens do mar costumam ser verdadeiras, já que milhares de pessoas estão ali para comprovar os fatos, pelo menos durante o evento. A competição será realizada na cidade, neste sábado e domingo, no Polo de Lazer Beira-Rio.

O rio Jaguaribe é cenário para o evento esportivo que ocorre este fim de semana no Polo de Lazer Beira-Rio do município, reunindo competidores e curiosos

Com o tema "Navegando na preservação da nossa história" a tradicional Festa da Pescaria é um evento que faz parte da cultura regional e até do calendário turístico do Ceará, pois envolve a população de Itaiçaba, dos municípios de Aracati, Jaguaruana, Russas, como também de Fortaleza e do Vale do Jaguaribe.

A competição, que chega a sua 45ª edição, será iniciada a partir das 14 horas de amanhã e será encerrada no final da tarde do domingo. O objetivo do evento é reunir pescadores, amadores e profissionais, entre homens e mulheres do município e da região do Vale do Jaguaribe, que concorrerão a prêmios em troféus e em dinheiro.

Para esta edição estão sendo aguardadas 10.000 pessoas para a festa da Pescaria, entre inscritos e expectadores da competição. A cada ano o número de participantes cresce, principalmente de famílias que vão para se divertir de maneira saudável.

Durante o evento a cidade de Itaiçaba fica repleta de visitantes, o que aumenta o número de vendas no comércio, fazendo com que as famílias consigam renda extra. A festa é uma iniciativa para fortalecer a economia local e valorizar a bravura e o profissionalismo do pescador.

Tradição
De acordo com a secretária de Educação do município, responsável pelo Departamento de Cultura, Rosa Lúcia, o encontro é muito aguardado durante o ano todo. "Como já é tradição, em Itaiçaba, a festa é esperada ansiosamente por todos. Famílias se reúnem e escolhemos sempre as datas próximas ao feriado da independência para que conterrâneos possam visitar o município. Este ano esperamos um número maior de participantes já que a festa coincidiu com o feriado", explica.




Rosa Lúcia diz ainda que apesar do peixe já está sendo um pouco escasso na região, por questões ambientais, espera-se um bom resultado na pescaria.

Para concorrer aos troféus e premiações em dinheiro, os participantes devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura do município com o RG e CPF, a fim de efetivar a inscrição. Não existe idade limite para participar.

Além dos inscritos oficiais, centenas de pescadores amadores aproveitam a oportunidade para participar da festa e levam suas varas e tarrafas para pescar. Os competidores participam nas categorias Rede, Maior Peixe, Anzol, Maior quantidade de peixes, e ainda na categoria Melhor estória de pescador.

Este ano, além da pescaria, a festa conta com o Festival Gastronômico e de Artesanato que também será competitivo e realizado amanhã a partir das 20hs. Às 21h será realizada a escolha da Garota das Águas e, logo em seguida, haverá uma grande festa dançante. No domingo, o evento inicia às 11h com premiação, sendo encerrado às 14 horas.

Origem
O município tem o costume de preservar essa área do rio para a prática da pesca. Isso vem da tradição desde os primeiros habitantes da localidade. O município de Itaiçaba pertenceu primeiramente à cidade de Aracati como distrito administrativo. Em agosto de 1823, o Decreto-Lei 169, de 31 de março de 1938, transferiu o distrito para a jurisdição de Jaguaruana.



Ainda no mesmo ano adotou a denominação atual de Itaiçaba, por força do Decreto-Lei 448, de dezembro de 1938. Um projeto, que no dia 15 de setembro de 1956 se transformou na Lei 3.338, deu liberdade administrativa ao município.

Itaiçaba foi oficialmente instalada no dia 7 de outubro de 1956, tendo como seu primeiro prefeito Agostinho Ferreira Lima, que foi o principal responsável pela Festa da Pescaria que ocorre há muitos anos.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Itaiçaba
Departamento de Cultura
Zona Norte
Contato: (88) 3410.1112


Fontediariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário