Primeiro torneio de pesca esportiva de tucunaré de Aparecida do Taboado, já nasceu sendo considerado um dos maiores do Brasil na modalidade pesca de tucunaré. O evento, que faz parte das comemorações de aniversário do município, ocorreu no sábado, 14, na prainha do rio Paraná, com a participação de 300 duplas para a pesca esportiva.
“O Taboadão Tucunaré nasceu como sendo o maior do Brasil quando se trata de pesca específica de um peixe, no nosso caso, o Tucunaré. Para você ter uma noção, até então o maior que já foi registrado aconteceu em São Simão, Goiás, e teve número menor de participantes”, destacou Nestor Machado Júnior, gerente da rádio Cultura FM em Aparecida do Taboado e um dos organizadores do evento.
Entre as equipes participantes estiveram pescadores de diversas localidades do Brasil, como Brasília-DF, Uberlândia-MG, Rio de Janeiro, Goiânia e municípios de São Paulo. A participação dos adeptos ao esporte da região também foi grande, com vários pescadores de Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Paranaíba e Chapadão do Sul.
Conforme Nestor, o Taboadão Tucunaré nasceu da ideia de quatro colegas de pesca. Um deles, Luiz Cláudio, organiza um torneio semelhante em Santa Fé do Sul (SP), que completou sua nona edição com um total de 120 inscrições. “Nós [organizadores] sempre praticamos a pesca esportiva na cidade e vimos aumentar o número de pescadores nos rios da região, atraídos pela riqueza de peixes, principalmente da espécie tucunaré. Foi quando resolvemos promover o evento, e ganhamos o apoio da administração municipal”, destacou.
O evento, segundo o organizador, também visou impulsionar o turismo aquático, hoje pouco explorado no município, que é banhado pelas águas do rio Paraná.
O diretor de turismo de Aparecida, Jary Augusto Silva, destacou que o evento esportivo fomentou o setor no município, impactando, positivamente, a economia local. “O evento foi um sucesso é atraiu turistas e movimentou o comércio, principalmente as redes hoteleira e gastronômica”, destacou.
Enquanto as equipes saíram em busca do maior exemplar, os visitantes aproveitaram a tarde de sábado com música. As equipes chegaram às 17h e a organização fez o julgamento dos exemplares e premiou os dez primeiros colocados, além de sortear entre os pescadores inscritos dez motores de popa de 15 HPs.
Força Política
O Taboadão Tucunaré foi prestigiado pelos deputados estaduais Eduardo Rocha e Arroyo. Ambos parabenizaram a organização do evento e se comprometeram em apresentar na Assembleia legislativa um projeto de lei que coloque o evento no calendário de eventos turísticos do Mato Grosso do Sul.
“Este é um festival de pesca esportiva jamais visto aqui na nossa região. Isso aqui nasceu grande e o ano que vem, eu não tenho dúvida, que esse evento vai dobrar o tamanho. Conversei com o prefeito municipal, conversei com o presidente da Câmara Municipal para que eles façam um projeto de lei e coloquem no calendário do município o Taboadão Tucunaré; e eu me comprometi em fazer uma lei estadual para que o Taboadão Tucunaré seja colocado no calendário estadual esportivo de Mato Grosso do Sul, com isso nós vamos conseguir mais incentivo, mais parceiros para que o ano que vem seja memorável. A nossa nota aqui é dez”, disse o deputado Eduardo.
Segurança
Com comprometimento com a segurança dos participantes e visitantes, o Taboadão Tucunaré contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e até da Marinha do Brasil.
O comandante da Polícia Militar Ambiental, Cosme Lescano de Ávila, se mostrou bastante contente com a realização do evento e destacou a organização. “A gente tem que agradecer à organização, ao público em geral, que veio em massa para esse evento. Isso aqui [Taboadão Tucunaré] é mais uma grande festa sobre o nosso Rio Paraná. Não tivemos problemas, o pessoal passivo, pessoal tranquilo e estivemos presentes o dia todo para orientar a sociedade, aos componentes que estavam pescando”, falou.
Premiação
Maior Peixe: Bim e Léo – Santa Fé do Sul - SP
1º lugar: Alaor e Brunão – Santa Fé do Sul-SP
2º lugar: Robson (Rei do Tucunaré) e Zequinha - Santa Fé do Sul-SP
3º lugar: Bim e Léo – Santa Fé do Sul - SP
4º lugar: Eduardo Terradas e Fernando Terradas – Santa Albertina - SP
5º lugar: João Henrique Silveira e Stenio Congro – Três Lagoas - MS
6º lugar: Ermírio e Adalberto (Peixe) – Paranaíba - MS
7º lugar: Márcio (Posto São Paulo) e Maurício – Santa Fé do Sul - SP
8º lugar: André Clemente Luiz e Marcos Rogério- Rubinéia -SP
9º lugar: Glauco Tino Caprio e Claudio Pavani – Votuporanga-SP e Valentim Gentil-SP
10º lugar: Cleber Vicente Biani e Alison – Santa Rita D’Oeste – SP
Ganhadores dos motores
Elizeu Ferreira Campos - Aparecida do Taboado - MS
Vanderlei Guerreiro - Aparecida do Taboado - MS
Abilio Borges de Carvalho Neto – Pereira Barreto - SP
Leonardo Damiano - Jales - SP
Guilherme Almeida de Oliveira - Uberlândia-MG
Cleber Vicente Bianchi - Santa Rita D’Oeste-SP
Antônio Luiz Afonso - Catanduva-SP
Ricardo Atilio Gadi - Urânia –SP
Aparecido Donizete da Silva Scatena- Uberlândia-MG
Jorge Luiz Rodrigues - Selvíria - SP
Fonte: aparecidadotaboado.ms.gov.br