A mortandade dos peixes e o mau odor da lagoa do Parque Taquaral, em Campinas (SP), chamam a atenção e incomodam a população que frequenta o local para fazer exercícios e caminhada. Segundo frequentadores, todos os dias são retirados peixes mortos da lagoa. A Prefeitura confirma que faz a retirada de peixes mortos, mas não informa o número nem a periodicidade.
O segurança Warner Costa Jardim, de 28 anos, frequenta o parque para praticar corrida e, segundo ele, há peixes mortos na lagoa todos os dias. “Vou ao parque todos os dias, de 8h até 9h30 e sempre vejo os peixes mortos”. Costa relata também que o mau cheiro já fez com que ele e a namorada fossem correr na área externa ao parque. “Eu e minha namorada praticamos corrida todos os dias, mas quando o cheiro é muito forte, ela prefere utilizar a pista externa”.
O segurança conta que resolveu tirar fotos da situação, que ele caracteriza como comum. “Quem frequenta o local já está até acostumado com a presença dos peixes mortos e com o odor. Nós comentamos que é normal pra gente.”
A Prefeitura, por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Infraestrutura, informou que comunicou o fato à Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), no dia 6 de dezembro, e pediu laudo para identificar as causas da morte dos peixes, mas ainda não recebeu a resposta.
Já a Cetesb informou, por nota, que recebeu a denúncia mas não fez a coleta da água. “Não foram observadas alterações nas águas da lagoa, sendo constatada a presença de peixes já mortos às margens e em processo de degradação, com forte odor. No caso em questão, a coleta de amostras e análises laboratoriais seriam prejudicadas em função do tempo decorrido.”
Fonte: g1.globo.com/sp/campinas-regiao
Nenhum comentário:
Postar um comentário