Vários moradores estiveram no lago do Silvério neste final de semana em Jaú (SP) por causa do aparecimento de peixes mortos no local, além de tartarugas e patos, que apareceram no meio da lama. De acordo com a prefeitura, o local está sendo esvaziado para a realização da primeira etapa de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A intenção é acabar com as enchentes na região da cidade em períodos de chuva.
"Não tivemos tempo hábil para retirar os peixes. Não sabíamos se no lago tinham três ou 50 peixes. Não tenho como precisar. O que entendemos é que a quantidade não era grande. Foi introduzido na área de forma irregular e que não estava no projeto original do lago”, informou Pedro Cesar, assessor da prefeitura.
Em relação aos patos e tartarugas, a assessoria da prefeitura afirmou que os animais serão retirados do lago nesta segunda-feira (17). “Não havia condições técnicas para retirar os patos com o lago cheio de água. Eles voavam de um lado para o outro e poderíamos machucá-los. Agora, podemos fazer a remoção deles com mais calma. Os patos e as tartarugas serão levados pela Secretaria do Meio Ambiente até um local adequado”, disse Pedro.
Mesmo com a explicação da prefeitura, alguns moradores acreditam que poderia ter sido feito um planejamento melhor em relação aos peixes e animais que habitam o lago. “Fui dormir com dor no coração. É triste ver tartarugas agonizando, peixes mortos. Fiquei angustiada de ver aquela cena. Faço tudo para os meus animais e vê aquilo é triste demais”, contou Viviane da Costa Paiva, que mora próximo ao lago.
Ela ressaltou que a área é frequentada por muitos moradores, principalmente aos finais de semana. “Tem ciclovia, árvores. As pessoas iam para dar comida para os peixes, caminhar, passear. Agora não tem nada, só lama e animais agonizando”.
Ainda de acordo com o assessor de imprensa da prefeitura, o objetivo é dar segurança para a população daquela região da cidade. “É um processo de recuperação da área para se tornar mais segura. As obras para conter o assoreamento são extremamente necessárias. O lago estava perdendo a calha e a finalidade de conter as águas pluviais”.
Pedro Cesar também enfatizou que a população terá em breve o lago revitalizado. “O lago será transformado em uma lagoa de contenção de águas de chuva da bacia do córrego dos Pires. Primeiro serão corrigidos os problemas com a alta vazão de água e da falta de canalização na Vila Netinho e, depois, a prefeitura fará a revitalização paisagística do entorno do lago para que a população tenha a área de lazer com mais segurança”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário