No próximo sábado (07), o Rio Doce estará movimentado com a realização do 4º Torneio de Pesca Embarcada de Colatina. Segundo a APESC (Associação de Pescadores Amadores de Colatina), organizadora do evento, estão sendo esperadas aproximadamente 100 embarcações participantes.
A largada dos barcos está prevista para às 7 horas, no Cais do Sol Poente, próximo à Praça Sol Poente. Para participar é necessário fazer a inscrição, que pode ser realizada na Casa da Pesca, no Mercado Municipal de Colatina, ou no dia do evento com a equipe organizadora. A taxa é de R$ 50,00 por pessoa.
O 4º Torneio de Pesca Embarcada vai premiar com troféu em quatro categorias: o pescador que pegar o maior robalo, o maior dourado, e o maior tucunaré e aquele que pescar a maior quantidade (em peso) de peixes.
Além da premiação, será realizada também uma homenagem ao pescador Hélio Gaúcho, ex-professor e participante de todas as edições do torneio, que vai receber um troféu da APESC.
Antes de embarcar todo pescador recebe uma régua com as medições mínimas de cada peixe, o que garante a conservação das espécies. O retorno das embarcações deve ocorrer por volta de 15 horas. Após a chegada, ainda no Cais Sol Poente, os competidores irão participar da entrega da premiação, e do sorteio de um barco de 5 metros, e um motor para barco. Somente poderão concorrer aqueles pescadores que estiverem embarcados.
Este ano o torneio será acompanhado pela revista Pesca e Cia, que deverá divulgar o evento para todo o Brasil, incentivando e mostrando o potencial do Rio Doce e de seus pescadores.
Sanear e CCZ realizarão trabalho de conscientização durante o torneio
Também estarão presentes na 4º edição do Torneio de Pesca Embarcada de Colatina, a equipe de educação ambiental do Sanear, que estará com um estande no local fazendo uma campanha de conscientização para limpeza das margens do Rio Doce e preservação do meio ambiente.
Já a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará panfletando e orientando os pescadores quanto aos cuidados com a febre maculosa, uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim. Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte (bois, cavalos, etc.), cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais.
Fonte: colatina.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário