sábado, 22 de março de 2014

Primeira Pescaria do Ano no Córrego dos Veados

Aproveitando o final da piracema, na quinta-feira após o carnaval, dia 6, fomos eu, Zé do Carmo, Xico Piraguara e Chiquinho, até o famoso córrego localizado em Dores do Indaiá, em busca dos lambaris gigantes que são comuns por aquelas paragens.
Na caminhonete do Xico Piraguara, saímos de Lafaiete às 3h, percorrendo os 346 km que separam Lafaiete das barrancas do rio. No caminho, paramos em Igaratinga para saborear o delicioso e suculento pastel no posto de gasolina da entrada da cidade. Chegamos por volta das 8h no pesqueiro e iniciamos a nossa pescaria com sucesso.
O rio estava ainda um pouco baixo, mas os grandes lambaris e piaus não demoraram a aparecer. Fisgamos, até às 11h, vários exemplares e ainda alguns piaus, inclusive um de mais ou menos 1kg, quando fomos almoçar, já que tínhamos levantado muito cedo e a fome apertou neste horário.
Ao terminarmos a nossa refeição, caiu uma chuva muito forte, o que nos obrigou a esperar um bom tempo dentro da caminhonete. Lá pelas 13h, a chuva diminuiu e voltamos para a beira do rio, um tanto escorregadia por sinal, para continuarmos a nossa pescaria. Não demorou muito e ela retornou com toda força, obrigando-nos a voltar para a cidade, onde nos hospedamos na Pousada do Diniz.
Lá pelas 19h, saímos para jantar num restaurante da cidade, onde saboreamos deliciosas postas de dourada à milanesa, acompanhadas de arroz e salada. Após o jantar voltamos à pousada para o repouso dos guerreiros.
No dia seguinte, levantamos por volta 6h e, como ainda estava tudo muito molhado, resolvemos retornar até o Ribeirão da Estiva, localizado na estrada entre Dores e Bom Despacho. Antes, demos uma passada em outro ponto do Córrego dos Veados, na estrada asfaltada, onde verificamos que a água tinha sujado bastante e não estava conveniente para a pesca do lambari.
No Ribeirão da Estiva, debaixo de uma garoa insistente, ainda fisgamos alguns bons exemplares de lambaris. Retornamos a Lafaiete em torno das 11h, passando pelo Shopping dos Calçados em Nova Serrana, onde almoçamos e o Zé do Carmo e o Xico adquiriram alguns calçados para eles e sua família. Chegamos a Lafaiete por volta das 17h. É a segunda vez seguida que a chuva atrapalha uma pescaria nossa neste córrego. Vamos ter que tomar mais cuidado nas próximas idas, consultando antecipadamente a previsão do tempo na internet, evitando assim frustrações principalmente em função da grande distância percorrida para a pescaria.